O Facebook é uma fantástica plataforma de marketing digital, se bem aproveitada. A base de usuários instalada é absurda e o alcance das campanhas de marketing pode ser excepcional, desde que seja feito tudo com planejamento e da forma correta.
Para quem está começando a aproveitar este nicho maravilhoso de exploração publicitária, é normal se sentir um pouco perdido, visto que as opções são muitas e a quantidade de informações também.
Por isso, preparamos um conjunto de dicas especiais para ter sucesso na exploração de marketing digital via facebook:
1 – Mantenha parcerias com outros usuários
Parcerias podem catapultar a capacidade de ambos os lados envolvidos, motivo pelo qual uma parceria em bons termos deve sempre ser bem vista. A partir de listas de e-mails, por exemplo, é possível estimular a sua “clientela”, por meio de alguma promoção, como um e-book. Este tipo de produto oferecido permite uma recompensa estimulante, auxiliando o engajamento do usuário.
2 – Não faça tudo sozinho, delegue funções e tenha uma equipe ao seu lado
A partir do desenvolvimento de um grupo de pessoas para auxiliar, se torna muito mais fácil poder realizar atividades de divulgação e de marketing via facebook, principalmente porque outros profissionais podem realizar determinadas atividades até ao mesmo tempo, exponenciando a divulgação.
Um trabalho conjunto favorece o gerenciamento de anúncios, principalmente para facilitar o engajamento e o controle e acompanhamento dos resultados obtidos pela fan page.
3 – Saiba valorizar o smartphone para o marketing via facebook
Por meio do uso do aplicativo do facebook no smartphone é possível acompanhar com uma velocidade muito maior todas as atividades relacionadas a marketing via facebook, seja através do acompanhamento das fan pages ou de outros mecanismos.
Não poupe tempo: veja como estão os dados de acessos a página e comentários em todo lugar: no carro, no trabalho, em qualquer lugar, a qualquer momento.
4 – Aproveite a força que o vídeo tem
O video aumenta significativamente o poder de qualquer ação de marketing digital, seja para atrair clientes novos ou para qualquer outro tipo de atividade, especialmente relacionada ao engajamento. Não tenha medo de arriscar, crie conteúdos em video e publique no facebook.
Certamente seus amigos vão se sentir dispostos a curtir e até compartilhar, facilitando a publicidade da página.
5 – Seja breve e sucinto
O ideal é falar pouco e sintetizar bem as ideias. Um texto enorme não costuma fazer muito sentido em um site como o facebook – pelo menos não para alguma ação de marketing digital bem sucedida.
Poucos caracteres, na faixa de 100 a 200, costumam funcionar melhor, pois são lidos rapidamente e bem aceitos pelo cliente/consumidor.
6 – Não tenha pena: aplique várias hashtags
O popular jogo da velha (#) tem enorme utilidade em postagens reallizadas no facebook, sendo muito útil para auxiliar as ações de marketing digital.
As tags podem fazer com que uma pessoa de uma área até então ausente do contexto da página possa se interessar, formando clientes novos.
7 – Marque pessoas
Não tenha medo de marcar as pessoas em suas postagens, elas vão se sentir estimuladas e interessadas em poder ler mais e compartilhar a página.
Quanto mais, melhor.
8 – Prefira concentrar as ações na sua fan page e não no seu perfil
A fan page traz características que podem ser mais úteis para o seu dia-a-dia. Além disso, pela fan page é possível poder mensurar e controlar os resultados de marketing de forma mais precisa e adequada, algo que não é possível via perfil.
9 – Realize sorteios, por mais que os brindes sejam simples
Quem não gosta de receber presentes? É por meio desse tipo de gesto com uma pequena recompensa que é possível auxiliar no engajamento.
Sorteios tem a capacidade de atrair visitantes novos.
10 – Mantenha o sacrifício
É muito importante ser sacrificado, nada vai cair do céu quanto ao marketing de facebook. Não basta ter uma boa ideia e achar que ela vai ser suficiente. É preciso transpirar bastante para os resultados serem alcançados.