Você já teve problemas ao encaminhar um e-mail marketing à caixa postal de seus clientes? Fique atento! As mensagens enviadas poderão, por ventura, cair diretamente na pasta de spam dos usuários. Por isso, confira os segredos deste artigo.
O marketing por e-mail não pode ser confundido com spam, pois afinal de contas, o que é spam?
A diferença é simples: e-mails que são considerados ingratos ao usuário ou nocivos ao mesmo, vão para a caixa de spam. Na modalidade de spam, um mesmo e-mail é enviado descontroladamente, isto é, centenas de internautas recebem as mensagens indesejadas, sem mesmo concordar ou permitir a entrada delas.
Então como fazer e-mail marketing sem spam?
Segredo 1
Ao se fazer um e-mail marketing, para que não caia na caixa de spam, evitar palavras ou expressões que podem ser barradas no filtro anti-spam. Veja a lista de expressões que não dever ser usadas:
- Relacionadas à renda extra: dinheiro rápido, bônus em dinheiro, dobrar sua renda, marketing multinível, ganhar dinheiro, aplicar agora, renda extra, pagamento imediato, pagamento atrasado, liberdade financeira, trabalhar em casa, empréstimos.
- Palavras que buscam a atenção dos clientes: para você, urgentemente, atenção, leia agora, quente, incrível, ligue agora, a informação que você pediu, veja isso, a oferta livre, dê uma olhada.
- Uma companha de e-mail marketing deve evitar ainda palavras que lembrem pornografia e remédios, tais como: xanax, valium, vicodin, viagra, levitra, plantas medicinais.
- Não inserir também palavras ou frases inteiras em caixa alta, ou seja, em letras maiúsculas.
Segredo 2
Uma segunda orientação, para um e-mail marketing de sucesso, é apresentar ao leitor, logo de cara, a importância e atratividade do negócio. Artigos, ferramentas, gráficos e vantagens devem ser mostrados de início, para prender a atenção do leitor.
O título também é fundamental para aproximar o usuário a campanha de e-mail marketing. Para isso, não escrever títulos longos, procurando escrever menos de 50 caracteres, de 5 a 8 palavras.
Outros temas no título também podem ser bloqueados pelos sistemas de e-mails, entre eles “Frete Grátis”, “Consulte-nos”, valores com cifrões (R$100,00) e exclamação em excesso.
Segredo 3
Não concentre o assunto em busca comercial. Propagandas nem sempre agradam leitores. Um e-mail marketing criativo deve trazer informações e dicas que agregam ao usuário. Portanto, o usuário pode se interessar pelo assunto do corpo de e-mail marketing, porém naquele momento não há intenção de usufruir o produto. No dia em houver necessidade de uma compra, a companha de e-mail marketing será lembrada por ele.
Outros fatores desmotivam o usuário, como a insistência de e-mail marketing, enviando aos usuários dois ou mais e-mails todos os dias. Já as campanhas que tem a opção “Não desejo mais receber e-mail marketing grátis” são bem-vindas. Usuários gostam desta modalidade, pois passa a imagem que a empresa se preocupa com seus clientes. Se o leitor optar por não receber mais e-mails, basta aceitar esta opção, sem maiores complicações.
Conclusão
O e-mail marketing de sucesso traz mais credibilidade e retornos financeiros para a empresa. Por isso, foi visto como trabalhar adequadamente com uma companha de e-mail marketing. Para não deixar que a mensagem enviada caia na caixa de spam, o e-mail deve trazer conteúdo, ofertas e aspectos relevantes aos seus clientes.
A intenção da empresa não deve ser apenas vender o produto para a lista de contatos, e sim também divulgar novos conhecimentos ao leitor. Além disso, lembrar de palavras e expressões ruins que não devem ser utilizadas, com o intuito do e-mail enviado ser bem sucedido.