Acompanhar o desempenho de sua empresa nas redes sociais é fundamental para o planejamento de seu Marketing Digital. Confira algumas dicas da Espalhando para realizar este monitoramento.
Avaliar a performance de sua empresa nas redes sociais é extremamente importante, pois é através deste monitoramento que você descobrirá quais foram impressões de seu público alvo de ações e poderá avaliar qual tipo de conteúdo publicado em cada rede teve mais engajamento. Dessa forma, será possível direcionar suas próximas estratégias, planejando-as de forma assertiva e baseadas em uma análise real das ações que geraram ou não bons resultados. Acompanhar o desempenho de suas páginas é essencial para que você possa aprimorar constantemente o Marketing de sua empresa. Existem diversos tipos de métricas que podem ser realizadas e muitas ferramentas gratuitas poderão colaborar nesta análise de desempenho de suas páginas ou sites. Confira algumas ferramentas de monitoramento:
Google Analytics
Essa é a oficialmente a principal ferramenta de análise de desempenho de páginas e sites na Internet. O Google Analytics oferece métricas específicas, como análise de publicidades, número de curtidas, compartilhamentos, interações do público com a marca, além do acompanhamento do número de visitantes gerados por cada rede social ou site. É uma forma acompanhar de perto quais ações e/ou redes estão gerando melhores resultados para sua empresa.
SocialBakers
A SocialBakers é uma ferramenta paga bem completa para a análise de mídias sociais, mas possui uma opção de análise gratuita com muitas funcionalidades, como a análise de dados de redes sociais de acordo com cada país. Na opção paga, ainda é possível acompanhar por categoria as marcas populares de cada rede como Facebook, Twitter, Google+, Linkedin e Youtube.
Hootsuite
Através da versão gratuita desta ferramenta, é possível monitorar três redes sociais. O Hootsuite possui um grande alcance de monitoramento social, analisando mídias como o Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Google+ e o Foursquare. A vantagem desta ferramenta é que você pode cadastrar outros usuários, formando seu time de especialistas em Marketing que acompanharão suas mídias sociais com você.
HowSociable
Essa ferramenta é, além de uma ferramenta de monitoramento de redes sociais, uma que acompanha a influência social de sua empresa. É possível verificar como está sua empresa no Facebook, Youtube, Linkedin e Twitter e saber quão visível ela está na Internet.