Se você é um profissional de marketing ou se possui um negócio e sabe sobre a importância de se investir em SEO, então você sabe como é importante realizar todas as técnicas corretamente para conseguir bons resultados.
As estratégias online estão sempre se atualizando e se aprimorando e isso também serve para o SEO. Você não precisa seguir todas as tendências e atualizações, mas precisa saber quais são elas para não ser deixado para trás pelos seus concorrentes.
Tem uma coisa que você pode não saber. O Google possui ferramentas gratuitas que vão te ajudar muito no momento de aplicar técnicas e ações de otimização.
Você não conhece essas ferramentas? Então veja o restante do post e descubra 5 delas e como elas funcionam.
Ferramentas para SEO
Se você buscar na internet, com certeza você vai encontrar uma extensa lista de ferramentas para SEO. Algumas vão ser pagas e outras gratuitas. Mas quando falamos em SEO, logo pensamos em resultados de busca no Google.
Se grande parte do nosso trabalho vai ser voltado para conquistar um bom posicionamento nos resultados de busca do Google, então nada melhor do que utilizar as próprias ferramentas que a empresa oferece.
Confira a seguir 5 ferramentas do Google para SEO:
- Google Mobile-Friendly Test: A era dos smartphones é agora! Os usuários de internet estão cada vez mais conectados ao universo online através de seus dispositivos móveis e não estamos falando de uma faixa etária especifica. A ferramenta Google Mobile-Friendly Test é muito fácil de ser utilizada e o seu objetivo é mostrar se uma Url (site) é compatível com dispositivos móveis. Ter um site responsivo se tornou quase que obrigatório para todas as empresas, afinal se os consumidores não conseguem acessar o seu site através de seus smartphones, logo eles irão buscar pelo site de um concorrente.
- Google PageSpeed Insights: Se você quer ver o seu site em um bom posicionamento nos resultados de busca, então você precisa deixá-lo com um carregamento rápido. Isso significa que as páginas do seu site precisam carregar rapidamente. Os clientes buscam por praticidade e rapidez, portanto não vão perder tempo esperando um site carregar. A Google PageSpeed Insights é uma ferramenta que analisa o carregamento do seu site em diferentes plataformas.
- Google Correlate: Saber as palavras-chaves ideais para o seu negócio é essencial, afinal é através delas que você vai direcionar as suas ações e atingir o público-alvo. A ferramenta Google Correlate proporciona uma lista de palavras-chaves que complementam as suas palavras primárias. Vamos dizer que a sua palavra-chave principal é “venda de automóveis”, logo a ferramenta irá complementar essa palavra com buscas frequentes, como “venda de automóveis novos em SP”.
- Google Trands: Mostrar conteúdo sobre temas atuais e que estão sendo comentados no momento, é isso que a ferramenta Google Trands faz. Essa ferramenta é muito importante para o marketing de conteúdo, afinal através dela é possível ver o que está se falando sobre um determinado assunto, escrever conteúdo de qualidade e publicá-lo para engajar o público.
- Google Places for Business: Você quer que o seu negócio apareça no Google Maps? Então você precisa fazer um cadastro no Google Place for Business. Além de aparecer para os usuários da ferramenta, isso ainda conta como um ponto positivo na otimização.
Agora que você sabe algumas ferramentas gratuitas do Google que ajudam no SEO, que tal começar a usá-las agora mesmo?
E se o seu site ainda não é otimizado ou você ele não está conseguindo alcançar boas posições, entre em contato com a Espalhando e conheça o serviço de otimização de sites que a agência oferece.