Ter um bom posicionamento em ferramentas de pesquisa é extremamente importante para o seu negócio online. Isso porque boa parte das pessoas que utilizam a internet têm acesso a esse tipo de ferramenta, o que aumenta consideravelmente a chance de ela chegar ao seu conteúdo.
Para que o site da sua marca fique na primeira página do Google ou, ainda melhor, na primeira posição da primeira página, há duas opções de técnicas a serem utilizadas: SEO e o Adwords (também conhecido como links patrocinados). No entanto, a maior dúvida é saber qual é mais vantajoso para a sua empresa.
Saiba aqui as diferenças de cada uma e entenda como escolher qual irá caber melhor nas necessidades do seu negócio.
As principais diferenças e semelhanças entre SEO e Adwords
- O SEO abrange os mecanismos de pesquisa, enquanto o Adwords uma visibilidade maior tanto nas pesquisas quanto em banners;
- O SEO tem maior relevância por ter mais credibilidade em seu conteúdo, enquanto o Adwords pode não ser tão confiável por ser um link pago;
- O SEO faz com que o seu link tenha maior chance de ser clicado pela sua relevância, enquanto o Adwords somente é eficiente caso esteja em local estratégico;
- O SEO tem uma durabilidade maior por ser estratégico nas postagens, enquanto o Adwords dura por um tempo determinado;
- O SEO não precisa de investimento financeiro para aparecer nas pesquisas, enquanto o Adwords estará cobrando determinado valor para a visibilidade;
- O SEO tem resultados mais lentos e que necessitam de um prazo de tempo maior, enquanto o Adwords traz um resultado mais rápido;
- O SEO exige que tenha um foco maior em determinadas palavras-chave, enquanto o Adwords permite que use várias e o alcance seja maior.
Qual a melhor escolha para o seu negócio: SEO ou Adwords?
Está claro que ambas as técnicas são essenciais para alavancar o alcance do seu negócio, tudo depende da necessidade imediata da sua empresa. Ambas as opções podem trazer ótimos resultados, no entanto, caso você queira algo mais imediato para suas vendas, a melhor escolha seria optar pelo Adwords.
O Adwords está vinculado com o Google Analytics, que exibe um relatório sobre o tráfego de usuários em seu site. Com essa visão disponível, é possível criar uma estratégia de SEO ainda mais assertiva para as suas postagens. Dessa maneira, usar das duas técnicas simultaneamente você estaria otimizando ainda mais a visibilidade da sua empresa e, consequentemente, das suas vendas.
Utilizar-se do SEO como principal estratégia fará com que a sua marca tenha uma relevância maior e cada vez mais credibilidade nos mecanismos de busca. Dessa forma, o investimento mesmo que seja contratando um profissional de marketing, será recompensado com o tempo. Os resultados são duradouros, uma vez que a tendência é que os usuários procurem pelo seu nome.
Quanto mais consolidado o conteúdo da sua empresa, menor a necessidade de utilizar links patrocinados. Ou seja, eles só voltam a ser considerados quando algo precisa de destaque imediato.