Business Intelligence: Como Aplicar no Marketing Digital?

O marketing digital revolucionou nossa forma de fazer negócios. Trata-se de uma estratégia que ampliou de maneira imensurável as fronteiras de empresas de todos os portes e segmentos. Além disso, constitui um caminho consolidado, mas com forte potencial de exploração para o futuro.

A grande questão é que um número cada vez maior de organizações tem optado pelo marketing digital, especialmente por seu baixo custo. Isso intensificou muito a concorrência nos últimos anos. Já não basta fazer o básico. É preciso encontrar caminhos objetivos para ser assertivo em suas ações.

Pensando nisso, hoje falaremos sobre um dos principais conjuntos de processos para ajudá-lo nesse aspecto: o Business Intelligence.

O Que é Business Intelligence

Se você fizer uma busca rápida por Business Intelligence, encontrará diversas definições on-line. Trata-se de um termo guarda-chuva que engloba uma série de conceitos relacionados à coleta, estruturação, processamento, análise e compartilhamento de informações que suportem a gestão empresarial.

Basicamente, dados em formato bruto são coletados em pontos estratégicos, organizados na forma de relatórios, tratados através de ferramentas estatísticas e analisados para produzir insights que permitam ações baseadas em padrões consistentes.

Assim, começa a ficar claro como esse processo se relaciona com o marketing digital.

Aproxime Seu Cliente

Marketing digital tem relação direta com seu controle de vendas, que, por sua vez, está intrinsecamente ligado a seus clientes. É preciso entender como eles pensam, o que desejam e quais os caminhos para acessá-los. O Business Intelligence é uma das melhores formas de conseguir isso.

Através de bancos de dados produzidos por ferramentas como ERP, ele alimenta indicadores, Dashboards e relatórios. Esses conjuntos analíticos estruturados representam no detalhe o comportamento do seu público.

Alguns exemplos de informações que você pode extrair são as seguintes:

  • Campanhas de melhor desempenho;
  • Percentual de conversão de vendas;
  • Volume de tráfego do seu site;
  • Custo por lead.

A partir disso você estará munido de tudo o que precisa para tomar decisões muito mais assertivas.

Remodele Seus Processos

Outro aspecto importante no desempenho de suas estratégias de marketing digital são os processos internos desempenhados em seu negócio. Eles precisam suportar sua tomada de decisões, partindo desde as informações brutas até chegar em ações que gerem mudanças efetivas para seus clientes.

Não adianta, por exemplo, investir em volume de acessos, sem um controle de estoque e controle financeiro que garanta sua previsão de vendas, ou ainda desenvolver ações digitais que não tenham relação com seu plano de marketing.

Gerir essas questões por meio de projetos de Business Intelligence segue premissas muito semelhantes às descritas no tópico anterior e é uma maneira segura de integrar setores e trabalhar sobre os aspectos críticos. Baseie suas intervenções em fatores objetivos de desempenho, ao invés de optar pela tentativa e erro.

As Análises Preditivas

Outro aspecto essencial do Marketing Digital é a capacidade de antecipação. Seu negócio deve se adaptar de maneira ágil às mudanças de mercado e isso só é possível através de dados que reflitam padrões de comportamento.

Por meio do Business Intelligence torna-se muito simples realizar esse processo. Além de compilar as informações, ele desenvolve análises estatísticas que geram inferências altamente seguras, essenciais para reposicionar sua empresa.

Muitos donos de negócios têm certo receio de trabalhar através de análises estatísticas. Se for seu caso, lembre-se da velocidade de mudança com que convivemos na atualidade. Qual risco é maior: não fazer nada, tomar decisões sem parâmetros ou planejar ações estruturadas?

Marketing Digital Baseado em Business Intelligence

Os dados são a base da atual gestão de negócios. Acabaram as estratégias organizacionais dependentes apenas dos gestores. Toda ação precisa de um fundamento, já que não existe espaço para falhas.

O Business Intelligence é uma maneira de obter e transformar dados em informações úteis para seu trabalho de marketing digital. Isso proporcionará o nível de segurança que todo gestor precisa na hora de definir os caminhos mais adequados para os resultados que se propôs a alcançar.

Lembre-se disso e construa planos de ação e intervenção consistentes com aquilo que você possui de tangível. As ferramentas tecnológicas detém um incrível potencial de fornecer bases para processos e ações muito mais racionais e condizentes com as necessidades de sua organização. Confie nisso e minimize suas chances de erro.

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