Tráfego orgânico ou tráfego pago? Qual é o melhor para a minha empresa?

Um dos principais objetivos das estratégias de Marketing Digital é aumentar o tráfego do site ou blog, com o objetivo de ter mais clientes, vendas e lucro. Você já deve ter ouvido falar em tráfego orgânico e tráfego pago no meio digital e sabe a diferença entre eles, mas talvez ainda tenha dúvidas sobre o assunto. 

Neste artigo você vai esclarecer suas dúvidas para responder à pergunta: tráfego orgânico ou tráfego pago? Qual é o melhor para meu site ou blog? Antes, é importante saber o que é cada um deles. 

 

Veja também: Backlinks brasileiros para alavancar seu projeto SEO 

 

Tráfego orgânico 

O tráfego orgânico é um tráfego que não é resultado de um investimento direto do site para atrair visitantes. Basicamente, o tráfego orgânico é a forma de conseguir visitantes através das estratégias de Search Engine Optimization (SEO), que são aplicadas nos conteúdos dos sites e blogs. O tráfego orgânico é gerado naturalmente quando um usuário faz uma busca em sites como Google, Yahoo e Bing e encontra o site ou blog que trata do assunto procurado. 

 

Tráfego pago 

Ao contrário do tráfego orgânico, o tráfego pago é um tráfego que é resultado de um investimento em anúncios para atrair visitantes ao site ou blog da empresa. O tráfego pago é a forma de conseguir visitantes para o site através de cliques em anúncios em mídias sociais. 

 

Tráfego orgânico ou tráfego pago? 

Tráfego orgânico ou tráfego pago. Basicamente, o tráfego orgânico é a forma de conseguir visitantes através das estratégias de SEO.
Tráfego orgânico ou tráfego pago. Basicamente, o tráfego orgânico é a forma de conseguir visitantes através das estratégias de SEO.

Se você está em dúvida sobre qual é o melhor tráfego para seu site, saiba que o ideal é que os dois sejam gerados. Porém, cada um tem suas vantagens e desvantagens. Veja a comparação entre os tipos de tráfegos. 

 

  • Cliques 

Tráfego orgânico: cerca de 71,3% das buscas geram cliques nos resultados orgânicos da primeira página. 

Tráfego pago: cerca de 1,91% das buscas geram cliques nos resultados pagos da primeira página. 

 

  • Custo por lead 

Tráfego orgânico: custo por lead menor a longo prazo; não existe custo se não houver cliques e a conversão não for realizada. 

Tráfego pago: custo por lead maior a longo prazo; existe custo por clique, mesmo se a conversão não for realizada. 

 

  • Resultados 

Tráfego orgânico: os resultados acontecem a longo prazo. 

Tráfego pago: os resultados são imediatos. 

 

  • Backlinks e SEO 

Tráfego orgânico: gera backlinks e ganhos de SEO. 

Tráfego pago: não gera backlinks e ganhos de SEO. 

 

  • Espaço no Google 

Tráfego orgânico: o site conquista o espaço nas primeiras posições do Google. 

Tráfego pago: o site aluga seu espaço nas primeiras posições do Google. 

 

  • Fim da campanha e do investimento 

Tráfego orgânico: o site pode continuar gerando leads com os conteúdos antigos. 

Tráfego pago: o site para de gerar leads. 

Tráfego orgânico ou tráfego pago. O tráfego pago é a forma de conseguir visitantes para o site através de cliques em anúncios.
Tráfego orgânico ou tráfego pago. O tráfego pago é a forma de conseguir visitantes para o site através de cliques em anúncios.

 

Veja também: Marketing de Conteúdo com ênfase em otimização SEO 

 

Espalhando 

Depois de escolher gerar tráfego orgânico ou tráfego pago para a sua empresa é hora de aplicar as estratégias para que esse tráfego seja gerado e aconteça a conversão. 

Para isso, é importante contratar um profissional ou uma empresa especializada em marketing digital. A agência de Marketing Digital Espalhando realiza a otimização de sites em SEO para gerar tráfego orgânico. Além disso, a Espalhando faz a gestão de campanhas de links patrocinados para gerar tráfego pago para seu site ou blog. 

A empresa faz também a construção de sites e logotipos, gerenciamento de redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, consultoria em marketing digital e gestão de publicidade no Google Adwords e Analytics. 

A Espalhando possui profissionais qualificados e experientes e já criou e divulgou mais de 500 projetos. Além disso, possui vários cases de sucesso, principalmente com a realização de otimização de sites SEO, para gerar tráfego orgânico. 

Para contratar os serviços da Espalhando basta entrar em contato através deste link. 

About the Author: Espalhando Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.