Como usar as mídias sociais para reter clientes? Parte 2

Nós do Espalhando escrevemos um artigo sobre como usar as mídias sociais para reter clientes. Confira agora a segunda parte do artigo. Clique aqui para ver a primeira parte. 

Veja também: 5 dicas de como se comunicar melhor com os clientes 

Obtenha insights da análise de mídia social 

Para reter os clientes, você precisa se conectar emocionalmente com eles e mantê-los dentro de sua esfera de negócios sempre, permitindo que eles descubram suas ofertas de forma consistente. Vender para um cliente existente é mais fácil do que vender para um novo cliente. 

As métricas ajudam no aprofundamento do engajamento. Existem várias métricas de mídia social que podem ser usadas para obter insights sobre os clientes existentes e suas preferências. Elas ajudam a lidar bem com clientes até mesmo insatisfeitos. 

Embora haja excesso de métricas que um profissional de marketing pode usar, escolha apenas aquelas que podem beneficiar os clientes e liberar todas as métricas de vaidade que podem não ter muito impacto em seus negócios. Vamos ver algumas ferramentas disponíveis neste contexto.

  • Twitter 

O painel de atividades do Twitter é o primeiro passo para você aprender mais especificamente sobre engajamento entre clientes e uma marca. Obtenha insights nesse estágio, pois as métricas obtidas são em tempo real. Adote as métricas que afetam diretamente seus clientes e o sucesso de seus negócios. 

Usar as mídias sociais para reter clientes
O painel de atividades do Twitter é o primeiro passo para você aprender mais especificamente sobre engajamento entre clientes e uma marca.
  • Facebook 

O Facebook atualmente tem mais de 2 bilhões de usuários. A plataforma oferece análises completas que permitem que uma marca entenda e otimize a jornada do cliente em dispositivos móveis, Web, bots e muito mais. 

A solução de análise gratuita desta plataforma fornece informações sobre o público-alvo, relatórios como funis de conversão e curvas de retenção e insights automatizados. 

LinkedIn 

A Pesquisa Personalizada Insights no LinkedIn permite que você aprenda sobre os clientes que visualizam seu perfil. Você pode descobrir mais facilmente sobre eles, como eles encontraram seu post, quantas pessoas compartilharam o conteúdo e muito mais. Tais percepções ajudam você a não apenas aprender sobre seus seguidores, mas também sobre os seus possíveis candidatos. 

Gerencie suas campanhas de retenção de clientes com sabedoria 

Se você estiver com pouco tempo para usar as mídias sociais para reter clientes executando uma estratégia de retenção, invista em um software de gerenciamento de mídia social que possa melhorar sua presença e permitir que você crie e execute automaticamente uma campanha multiplataforma. Você pode aproveitar as plataformas de programação automática, como Buffer, Hootsuite, etc., que podem ajudá-lo a economizar seu tempo e esforços. Essas plataformas permitem que você agende postagens, acompanhe e gerencie suas postagens a partir de um único local. 

Veja também: Confira algumas dicas de como usar mensagens de texto para e-commerce 

Retenção de clientes facilitada via mídia social 

A retenção é toda sobre a criação de usuários. É um processo que permite que seus clientes se acostumem à sua marca e consigam usar os seus produtos como um hábito. É um aspecto importante do funil de crescimento de qualquer negócio. É uma habilidade. 

Atualmente, as plataformas de mídia social permitem que você experimente atividades de retenção de clientes que, de outra forma, não seriam possíveis para você. Uma atividade significativa via mídia social certamente aumentará a interação entre você e seus clientes e os reterá. 

A dica aqui é, em vez de interagir apenas para uma venda, interagir com foco na construção de credibilidade, confiança e valor. A intenção é manter seus clientes felizes. Então, vá em frente e investigue! Sua taxa de retenção pode aumentar drasticamente. Alimentar o crescimento do seu negócio torna-se mais fácil desta forma.

Gostou de saber como usar as mídias sociais para reter clientes? Para mais dicas sobre marketing digital, acompanhe nosso blog.

About the Author: Espalhando Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.