Pode não parecer que SEO e pesquisa paga (PPC) têm muito a ver um com o outro. Afinal, a pesquisa paga é toda feita através do Google Adwords, enquanto SEO é um processo abrangente que leva semanas e até meses para produzir resultados. Mas, saiba como usar pesquisa paga e SEO juntos.
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Melhores práticas para usar pesquisa paga e SEO juntos
- Considere o posicionamento estético para anúncios de PPC
A invasão de anúncios pagos em imóveis de listagem orgânica em SERPs foi amplamente documentada no último ano. Na verdade, não é incomum ver páginas em que você nem consegue ver a lista orgânica superior até rolar um pouco para baixo.
Esse é um exemplo perfeito de uma situação em que o corte de gastos com anúncios após a obtenção de classificações orgânicas altas pode reduzir drasticamente a taxa de cliques geral dessas consultas. Esteja ciente de como o Google exibe anúncios para suas principais palavras-chave.
- Use o PPC para testar novas palavras-chave orgânicas
Aqui está uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave que você provavelmente não está usando em todo o seu potencial: sua conta do Google Adwords. Surpreso? Você não deveria estar.
A classificação elevada para uma nova palavra-chave orgânica exige muito tempo e esforço. Então, por que não ver se essa palavra-chave é viável antes de colocar todo esse trabalho? Ao criar uma nova página de destino e veicular anúncios nas palavras-chave que você deseja classificar, você pode ver o quão bem esses usuários respondem a você. Agora você tem dados reais e acionáveis que podem ser usados para informar seus esforços orgânicos.
- Confie no Google AdWords para obter insights sobre o que converte
Obter dados de consulta orgânica precisos para o seu site tornou-se cada vez mais difícil. Claro, você pode fazer referência cruzada às suas consultas das Ferramentas do Google para webmasters e às suas principais páginas de destino orgânicas no Google Analytics, mas mesmo isso pode ir tão longe no sentido de dizer quais consultas estão realmente sendo convertidas.
É aqui que entra o Google AdWords. Com dados de consulta muito mais precisos, você pode entender melhor quais palavras-chave estão convertendo bem. Isso pode ajudá-lo a determinar suas palavras-chave mais valiosas e também determinar onde seu tempo de SEO limitado é melhor usado.
- Identifique os concorrentes usando relatórios de PPC
Até agora, todos os dados que realmente analisamos são dados de palavras-chave, mas o Google AdWords também pode ajudar seu SEO de outras maneiras. O relatório do Auction Insights, em particular, pode fornecer informações valiosas sobre possíveis concorrentes, tanto nas frentes orgânicas quanto nas pagas. Este prático relatório mostra o desempenho de suas campanhas em comparação com outros anunciantes que fazem lances nas mesmas palavras-chave.
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- Otimize suas cópias de anúncios orgânicos e pagos
Por todas as diferenças, os anúncios pagos e os anúncios orgânicos são, na verdade, mais parecidos do que você imagina. Os anúncios de texto, em particular, têm todos os mesmos elementos que as listagens orgânicas. Tags de título e meta descrições são essencialmente o título e a cópia do anúncio do mundo SEO.
Com isso em mente, você pode usar listagens de anúncios pagas para testar possíveis cópias de SEO e vice-versa. Se anúncios com uma determinada cópia estiverem melhorando a CTR do que o restante de seus anúncios, considere editar seus elementos orgânicos para refletir isso. Inversamente, se suas listagens orgânicas estiverem recebendo uma ótima CTR e seus anúncios não estiverem, considere editar sua cópia do anúncio para corresponder à
sua listagem orgânica.
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