O Facebook teve um ano difícil. Desde a última eleição presidencial dos EUA a insatisfação do público contra a rede social se intensificou. Por isso, milhões de pessoas disseram que abandonariam a plataforma, incluindo algumas celebridades conhecidas e empresas de tecnologias.
Veja também: Como cobrar os clientes por e-mail?
Por isso, muitas empresas estão se perguntando se o Facebook ainda é bom para o marketing digital das empresas. Se você é empresário, profissional da comunicação ou só que ficar atualizado sobre redes sociais, saiba mais sobre o assunto. Para saber se essa rede social ainda vale a pena ser usada pelas empresas, deve-se responder algumas perguntas:
O que sua empresa faz?
Quase 2 bilhões de pessoas usam o Facebook todos os meses, apesar dos recentes escândalos. Ela ainda é a maior plataforma de mídia social. Mas, isso não é necessariamente bom para todos.
Então, para saber se o Facebook ainda é bom para o marketing digital das empresas a primeira pergunta a se fazer é: O que minha empresa faz? Se a sua empresa opera em um nicho e você precisa de acesso a um segmento menor do mercado que se interessa mais pela sua oferta, o Facebook pode não ser a melhor opção. Por isso, o Facebook ainda é uma ótima plataforma para certas empresas, mas não todas.
Qual é o seu orçamento de marketing?
Não é tão simples ganhar a atenção de milhões de usuários do Facebook. Isso porque a rede social tem um algoritmo que impede que isso aconteça de forma orgânica.
De acordo com um professor americano de marketing ao longo dos anos o site adotou uma estratégia mais “pay-to-play”. Ou seja, a única maneira de suas mensagens chegarem a muitas pessoas no Facebook é através de anúncios pagos. Por isso, talvez a sua empresa precise de um grande orçamento de marketing para ter um alcance de milhares de pessoas.
Você vende para clientes ou para outras empresas?
Outra questão para se considerar para saber se o Facebook ainda é bom para o marketing digital das empresas é o tipo de público. O Facebook é para ser divertido e pessoal e essas coisas não são ideais para empresas B2B. Vender para outras empresas é muito mais apropriado em plataformas formais como o LinkedIn. A maioria dos profissionais de marketing B2B afirma preferir o Twitter ou o LinkedIn ao Facebook para obter resultados de marketing.
Alguns preferem o YouTube para conteúdo visual e vídeos promocionais. Porém, o Facebook é melhor para marcas de consumo que precisam divulgar seu conteúdo para um público consumidor.
Veja também: 6 Técnicas de personalização por e-mail que você pode começar a usar nas suas campanhas
Afinal, vale a pena?
Mas, afinal o Facebook ainda é bom para o marketing digital das empresas? Pode-se dizer que o Facebook ainda é o “rei” da mídia social se for considerar o grande número de usuários. Mas, sua estratégia de marketing de negócios precisa ir além.
A compreensão do Facebook sobre o público está diminuindo lentamente e os usuários mais jovens estão usando plataformas mais novas e diversificadas, como Instagram, Youtube e Snapchat.
Por isso, para criar uma audiência e impulsionar o engajamento, sua empresa precisa de uma estratégia de marketing mais direcionada, usando, além do Facebook, as redes socias que sejam direcionadas para o público-alvo específico do negócio.