O marketing digital está sendo cada vez mais utilizado para a divulgação de empresas, produtos e marcas. Atualmente, estar na internet não é mais um diferencial para as empresas e sim um requisito para sobreviver e manter as vendas. Confira neste artigo dicas simples de marketing digital para sair à frente da concorrência.
Veja também: 6 Técnicas de personalização por e-mail que você pode começar a usar nas suas campanhas
1. Menos é mais
A primeira das dicas simples de marketing digital é não estar em muitas redes sociais de uma vez. Um dos piores erros que se pode cometer é tentar gerenciar muitas novas contas de redes sociais de uma só vez. É importante saber que menos é mais. Quando você está apenas começando você precisa ter foco.
Se você tentar lançar várias campanhas de uma só vez vai ter dificuldade em determinar quais campanhas de marketing foram bem-sucedidas. Além de foco é necessário ter consistência. Ser consistente nas mídias sociais irá construir um público fiel, ser consistente em seu blog vai construir uma base de clientes fiéis trazendo novos compradores. E, ser consistente em SEO vai fazer você economizar dinheiro a longo prazo em vez de confiar demais em publicidade paga.
2. Lugar nas mídias sociais
A maioria dos empresários, de grandes ou pequenas empresas, sabe que precisa estar nas redes sociais. Mas, além de estar nas redes sociais é necessário encontrar seu lugar nas mídias sociais. Isso significa que, no começo, você deve se concentrar apenas, no máximo, em algumas plataformas de mídia social com as quais já se sente confortável.
Agora, após o marketing nessas plataformas por um tempo, observe quantas interações você está recebendo. O objetivo é encontrar as plataformas de mídia social que oferecem o nível mais alto de interações (curtidas, compartilhamentos e comentários).
Por exemplo, se o Instagram não está te dando nenhum engajamento, então siga em frente e foque em outra rede social. Não se preocupe em perder seu tempo em uma plataforma se o seu público simplesmente não estiver lá!
Descubra onde está a maior parte do seu público e publique nessas plataformas de forma consistente para criar uma sequência fiel de mídia social. Por isso, encontrar a rede social ideal para a sua empresa é outra das dicas simples de marketing digital.
3. Marketing de Influenciadores
O marketing de influenciadores pode ser uma ferramenta muito poderosa quando usada corretamente.
Utilizar influenciadores digitais significa que em vez de realizar marketing direto para o seu público-alvo você paga ou inspira pessoas influentes em seu nicho para divulgar a empresa para seu público.
Uma pesquisa americana mostrou que 30% dos consumidores são mais propensos a comprar um produto recomendado por um blogueiro que não seja de celebridades.
Os influenciadores são muito importantes para a boa divulgação das empresas. Portanto, você deve sempre manter-se atento a potenciais influenciadores em seu nicho. Você precisa se envolver com eles para construir sua visibilidade de marca.
Veja também: O Facebook ainda é bom para o marketing digital das empresas?
4. Lista de e-mail
Outra das dicas simples de marketing digital é ter uma lista de e-mail. Uma lista de e-mail é provavelmente um dos recursos mais valiosos e responsivos que você pode ter. Muitos de seus concorrentes nem estão pensando em ter uma lista de e-mail. Em vez disso, muitos deles usam apenas as redes sociais. A empresa de software de CRM Hatchbuck descobriu que os clientes que compram produtos por e-mail gastam 138% mais!
Claro que ter uma presença forte nas mídias sociais é muito importante. Mas, o e-mail ainda é importante para o marketing digital e também ajuda a selecionar os clientes realmente interessados nos produtos e serviços. Por isso, use uma lista de e-mail junto com campanhas nas redes sociais.
Gostou das dicas simples de marketing digital para sair à frente da concorrência? Para ver a segunda parte do artigo, com mais dicas, fique atento ao nosso blog!