O conceito de marketing de influenciadores não é novo e nos últimos anos, essa forma de marketing teve um grande crescimento. Um dos maiores desafios no marketing de influenciadores é identificar influenciadores relevantes. Você precisa se certificar de que cada influenciador com quem faz parceria seja um especialista em sua indústria ou nicho e seja confiável e seguido por um grande número de pessoas.
Mas, como saber se um influenciador é influente? Aqui estão alguns dos atributos mais importantes para fazer uma avaliação e saber quem realmente influencia.
Veja também: 8 fatos sobre marketing digital que você vai gostar de saber
1.Engajamento
Uma dica de como saber se um influenciador é influente é observar a taxa de engajamento. Um influenciador que tem um grande número de seguidores engajados que curtem, comentam e compartilham suas postagens tem uma alta taxa de engajamento. Uma alta taxa de engajamento implica que os seguidores estão interessados no conteúdo e estão gostando dele.
Mas, se o número de seguidores engajados comparado ao número total de seguidores for muito baixo, não é um bom sinal. Isso indica que os seguidores não estão muito envolvidos ou que seus seguidores não foram conquistados organicamente. Então, você precisa avaliar a taxa de engajamento de seus possíveis influenciadores.
2.Autenticidade
Para ganhar a confiança de seus seguidores, os influenciadores precisam ser autênticos. Seu conteúdo precisa refletir suas genuínas paixões em direção aos seus nichos.
O influenciador não deve conteúdo promover uma marca só porque foi pago para isso. Ele deve mostrar que mesmo sendo pago gosta do produto e não está fazendo a propaganda só pelo dinheiro. A autenticidade de um influenciador é o que faz com que seu público confie neles e em suas recomendações.
Certifique-se de que o conteúdo de seu influenciador pareça autêntico e que seus seguidores o recebam bem. 75% dos profissionais de marketing buscam autenticidade quando escolhem influenciadores para suas campanhas.
3.Exclusividade
Outra das dicas de como saber se um influenciador é influente é observar se ele produz conteúdo exclusivo. Um influenciador de sucesso é aquele que é capaz de inspirar e motivar seus seguidores com seu conteúdo exclusivo. Seu potencial influenciador precisa ser capaz de fazê-lo.
Você pode uma olhada nas mídias sociais do influenciador para ter uma ideia da qualidade do trabalho que ele pode oferecer. Para criar um impacto duradouro nas mentes de seus seguidores, um influenciador deve produzir conteúdo de qualidade. Além disso, certifique-se de que eles tenham um número razoável de seguidores em suas mídias sociais.
4.Nicho
Não importa quantos seguidores ou quão alta a taxa de engajamento um influenciador tenha – se ele não é do seu nicho não podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Um influenciador não pode e não consegue estar em todos os nichos. Ele precisa ser um especialista de um ou no máximo dois nichos relacionados.
Então, para obter os resultados desejados de suas campanhas, você precisa colaborar com os influenciadores de seu próprio nicho.
Veja também: Dicas simples de marketing digital para sair à frente da concorrência – Parte 2
5.Atividade
A última das dicas de como saber se um influenciador é influente é sua atividade nas mídias sociais. Conteúdo que deixa uma impressão nas mentes de um público é a marca de um influenciador de sucesso. Além da qualidade do conteúdo, isso também depende da frequência de postagem de conteúdo. Um influenciador que é muito ativo nas redes sociais provavelmente será um parceiro melhor para sua marca.
Além disso, você precisa encontrar um influenciador que invista tempo para se envolver com os seguidores. Verifique se eles respondem ou reagem a comentários e postam conteúdo interativo (enquetes, questionários ou concursos).
Para ler mais artigos parecidos com “Como saber se um influenciador é influente?” acompanhe nosso blog!