As vendas são a sustentação de qualquer negócio de sucesso, mas a palavra “vendas” já causa desconfiança nas pessoas. Isso porque quando pensamos em vendas nem sempre lembramos de experiências positivas. Mas existem alguns gatilhos mentais poderosos que, quando bem utilizados, podem aumentar as vendas das empresas. Quer conhecer 7 gatilhos mentais para vender muito em 2020? Então, continue acompanhando o artigo.
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1. Reciprocidade
O primeiro dos 7 gatilhos mentais para vender muito em 2020 é a reciprocidade. A reciprocidade funciona assim: se você der aos seus clientes em potencial algo valioso, eles se sentirão obrigados a lhe dar algo em troca. Esse “algo” pode ser uma indicação, um endereço de e-mail ou outra coisa que tenha valor para você.
Então, você pode oferecer um produto gratuito ou compartilhar um bom conteúdo em seu blog e nas redes sociais. Depois de oferecer algo, lembre as pessoas sobre o gatilho e peça um favor para elas. Por exemplo: “Gostou do vídeo que recebeu? Clique neste link para informar seus amigos sobre o vídeo. Eles com certeza amarão tanto quanto você!”
2. Curiosidade
Outro gatilho poderoso é a curiosidade e você pode utilizar ela para fazer com que as pessoas consumam seu conteúdo ou comprem diretamente um produto. Você pode evocar a curiosidade em uma postagem no blog ou até mesmo em um vídeo e, fazendo isto no meio do conteúdo, você pode garantir a audiência do usuário até o final do texto ou vídeo.
Além disso, você pode contar uma história, mas não terminá-la completamente. Isso desperta emoção, o que é uma coisa boa. Mas se você não terminar a história imediatamente, também despertará curiosidade.
3. Especificidade
As pessoas sempre são um pouco céticas ao ler anúncios ou conteúdos de marca. Mas, existem maneiras de reduzir o ceticismo e aumentar a probabilidade de acreditar no que você está dizendo e uma das formas é com o gatilho da especificidade. Veja como isso funciona através de duas declarações:
Declaração 1: Você descobrirá como Jorge ganhou R$ 5.000 no mês passado com anúncios no Facebook e como você também pode!
Declaração 2: Você descobrirá como Jorge ganhou R$ 5.223 no mês passado com anúncios no Facebook e como você também pode!
Essas declarações são exatamente as mesmas, exceto pelo valor, mas a segunda atrai mais os clientes em potencial, já que é mais crível e específica.
4. Objeção
Se você está vendendo algo, seus clientes em potencial já estão descobrindo os motivos pelos quais eles não devem comprá-lo. Ou seja, já estão criando objeções. E, uma objeção muito comum é: eu não posso pagar.
Essa objeção não é que o preço esteja alto demais, mas que o possível cliente esteja pensando que ele não deve gastar seu dinheiro nesse item em particular no momento. Às vezes isso pode ser verdade. Mas, à vezes, é apenas uma objeção que você precisa lidar, porque não passa de uma desculpa. A solução para esta objeção é justificar o preço. Um exemplo é apontar como o item é comparável a algo pequeno que a pessoa compra regularmente, como um cafezinho.
5. Credibilidade
O quinto dos 7 gatilhos mentais para vender muito em 2020 é a credibilidade. Você precisa dar aos seus clientes potenciais uma boa razão para te ouvirem e uma boa forma de fazer isso é mostrando que você tem credibilidade. Veja um exemplo de declarações de construção de credibilidade.
“Perdi 50 quilos usando esse plano de dieta, e o mantive por três anos. Ajudei outras 388 pessoas como você a perder pelo menos 50 quilos também. Esse plano funcionou para mim, funciona para os outros e funcionará para você também.”
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6. Medo
O medo é um gatilho muito poderoso. Você verá todos, de profissionais de marketing a políticos, chefes e pais, usando o medo para levar as pessoas a realizar alguma ação específica. Você pode utilizar esse gatilho para aumentar suas vendas criando uma oferta de alguma forma limitada. Uma estratégia que funciona bastante é oferecer um desconto ou bônus por um período limitado de tempo. Por exemplo, você pode oferecer um desconto de 50% que termina em 72 horas.
7. Prova social
E, o último dos 7 gatilhos mentais para vender muito em 2020 é a prova social. É preciso entender que os clientes nem sempre sabem o que querem e preferem ver o que os outros estão fazendo e depois imitá-los. E, você pode usar essa tendência para aumentar suas vendas! Tudo o que você precisa fazer é mostrar aos seus clientes potenciais que todo mundo está comprando seu produto, entrando na sua lista de endereços ou curtindo e compartilhando suas postagens nas redes sociais. Isso é chamado de prova social.
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