O site é a vitrine da empresa e muito importante para a geração de leads e conversão de vendas. Por isso, é fundamental que ele seja visível para os usuários e tenha um bom posicionamento orgânico no Google e em outros sites de pesquisa.
Mas, o que é posicionamento orgânico e por que ele é tão importante? Continue acompanhando o texto e saiba!
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O que é posicionamento orgânico?
Para entendermos o que é o posicionamento orgânico no Google precisamos saber o que é tráfego orgânico e tráfego pago. Vamos recuperar uma explicação que temos aqui no blog sobre as diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago.
Tráfego orgânico
Basicamente, o tráfego orgânico é um tipo de visita ao site que é resultado das estratégias de Search Engine Optimization (SEO) e do Marketing de Conteúdo. Para gerar o tráfego orgânico é necessário criar conteúdo de qualidade e interessante para o blog e otimizar todo o conteúdo do site utilizando diversas estratégias, como o uso de palavras-chave. As visitas geradas a partir desses esforços são chamadas de visitas orgânicas ou tráfego orgânico, pois o gestor da empresa fez com que o usuário clicasse no site dele de forma natural e não com um apelo publicitário.
Tráfego pago
Já o tráfego pago é um tipo de visita que é resultado de um investimento em anúncios para atrair visitantes ao site. Para gerar o tráfego pago é necessário entrar em um “leilão” online do Google, criar um anúncio com o link do site e pagar para cada vez que o usuário clicar no anúncio. As visitas geradas a partir desses anúncios são chamadas de visitas pagas ou tráfego pago, pois o gestor da empresa pagou para os usuários clicarem no site dele.
Portanto, pode-se dizer que um site tem um posicionamento orgânico quando ele recebe tráfego gerado de maneira natural, apenas com estratégias de SEO e de marketing de conteúdo (que são grátis) e sem esforços e investimentos em campanhas pagas. E, ao receber cliques dos usuários o algoritmo do Google aumenta a autoridade do site e aumenta seu posicionamento na página de resultados de busca.
Benefícios Tráfego Orgânico X Tráfego Pago
- Cliques
Tráfego orgânico: cerca de 71,3% das buscas geram cliques nos resultados orgânicos da primeira página.
Tráfego pago: cerca de 1,91% das buscas geram cliques nos resultados pagos da primeira página.
- Custo por lead
Tráfego orgânico: custo por lead menor a longo prazo; não existe custo se não houver cliques e a conversão não for realizada.
Tráfego pago: custo por lead maior a longo prazo; existe custo por clique, mesmo se a conversão não for realizada.
- Resultados
Tráfego orgânico: os resultados acontecem a longo prazo.
Tráfego pago: os resultados são imediatos.
- Backlinks e SEO
Tráfego orgânico: gera backlinks e ganhos de SEO.
Tráfego pago: não gera backlinks e ganhos de SEO.
- Espaço no Google
Tráfego orgânico: o site conquista o espaço nas primeiras posições do Google.
Tráfego pago: o site aluga seu espaço nas primeiras posições do Google.
- Fim da campanha e do investimento
Tráfego orgânico: o site pode continuar gerando leads com os conteúdos antigos.
Tráfego pago: o site para de gerar leads.
Como obter tráfego orgânico?
Como já mencionamos para ter tráfego orgânico e melhorar o posicionamento orgânico no Google é necessário ter uma boa otimização de sites SEO aliada ao Marketing de Conteúdo.
Agência para Otimização de sites SEO
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