Glossário de Marketing Digital 2016 em Ordem Alfabética
O marketing digital é um dos segmentos imune a crises econômicas na última década. Há crescimento, e crescimento considerável, ano após ano. Cada dia que se passa, mais e mais pessoas entram neste ramo em busca de um empreendimento rentável ou para complementar sua renda. Mas a maioria não faz a menor ideia do que é e quais os principais conceitos do marketing digital.
Para ajudá-lo a compreender um pouco mais deste importante segmento, elaboramos um glossário do marketing digital em ordem alfabética.
Confira o glossário agora:
- ADVERTISING – Propaganda comercial, em inglês;
- AFILIADOS – Fundamental no marketing digital e não poderia ficar ausente deste glossário. É o sistema de retribuição de parte da receita gerada pelos trabalhos na internet;
- AIDA – É um modelo baseado no comportamento humano que ajuda na tomada de decisões e direcionamento do marketing digital;
- ANÚNCIO – Peça publicitária em revista ou jornal. Também utilizado como sinônimo de qualquer peça de propaganda;
- ARTE – Qualquer ilustração utilizada para compor uma peça publicitária. ARTE-FINAL – Ilustração em sua forma definitiva, seja ela de desenhos, símbolos ou letras;
- BANNERS – Forma do design de marketing utilizada na internet para publicidade;
- BRAINSTORMING – Tempestade cerebral, em inglês. Técnica utilizada para gerar idéias publicitárias. Consiste em propor e relacionar todo tipo de associações que vierem cabeça, sem nenhuma análise sobre sua pertinência, para avaliação posterior. Geralmente é feita por duas ou mais pessoas, em conjunto;
- BRIEFING – Resumo, em inglês. Documento contendo a descrição da situação da marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingilos. Base do processo de planejamento. (Ver Planejamento);
- CALL-TO-ACTION – Ações e funções dentro da página que chamam a atenção e permitem a interação;
- BRIFAR – Ato de passar o briefing para outra parte envolvida;
- BUDGET – Orçamento, em inglês. Geralmente utilizado para definir a verba disponível para uma determinada campanha ou período de tempo, incluindo produção e mídia;
- CASE – Abreviação de case history e termo usado mais freqüentemente;
- COPYRIGHT – Direito legal de propriedade de um texto, frase, livro, obra de arte, música ou qualquer outra forma de expressão;
- DEADLINE – Prazo limite ou final, em inglês. Utilizado para definir o prazo máximo para a realização de qualquer tarefa publicitária;
- E-BOOK – Livro eletrônico fundamental nos conceitos de marketing digital para angariar leads;
- FEEDBACK – Em comunicação, todo e qualquer retorno do target à comunicação feita pela empresa, seja através de pesquisa, de um mecanismo de resposta (cupom, telefone, etc.) ou de forma espontânea. (Ver Target);
- FORMULAÇÃO DE CONVERSÃO – É o campo preenchido pelo internauta em troca de algo, como um e-book, por exemplo;
- GERAÇÃO DE LEADS – Talvez a mais importante expressão deste glossário do marketing digital. É a conversão de visitantes de um site em leads para a empresa;
- GOOGLE – O mais importante site para o marketind digital. Ponto!;
- HASHTAG – Conceito para um hiperlink e geração de marketing e conteúdo;
- IDENTIDADE VISUAL – Conjunto de símbolos e cores que identificam uma empresa ou marca, como logotipo e logomarca, alfabeto, papelaria, pintura de frota, padrões visuais de embalagem e de propaganda, etc;
- IMPACTO – 1. Ação de atingimento de um consumidor pelas mensagens publicitárias. 2. Capacidade de uma mensagem publicitária em motivar as pessoas atingidas. (Ver Atingimento);
- INBOUND MARKETING – Termo muito complexo. De forma simplificada, é o novo marketing, focado em ações para atrair novos clientes no marketing digital, focado no marketing de conteúdo;
- LANDING PAGES – É a página de destino. Para onde o marketing digital atrai visitantes com suas ações;
- LEAD – A razão de ser do marketing digital. Este é o visitante de uma página que deixou seus dados para o site por ter sido atraído por uma ação de marketing. Este é o primeiro passo para a conquista de um cliente potencial;
- LINK – Ligação, em inglês. 1. Termo utilizado para expressar a ligação entre sistemas de comunicação eletrônica e telecomunicações. 2. Termo utilizado para expressar uma Ligação temática ou formal entre as peças de uma campanha publicitária. (Ver Linkar);
- LINKAR – Ato de fazer o link. (Ver Link);
- LOGO – Abreviatura de logotipo ou logomarca. (Ver Logotipo e Logomarca);
- LOGOMARCA – Símbolo gráfico identificador de uma empresa ou marca, quando composta do símbolo em si mais o logotipo. (Ver Logotipo e Marca);
- LOGOTIPO – Letras (especialmente desenhadas ou adaptadas) utilizadas para compor o nome de marca ou empresa. (Ver Logomarca);
- MAILING – Abreviação de mailing list. (Ver Mailing List);
- MAILING LIST – Lista de correio, em inglês. Relação de nomes, endereços e dados adicionais de consumidores e prospects, para realizar ações de marketing direto. (Ver Marketing Direto e Prospect);
- MOBILE ADS – São anúncios feitos para os tablets e smartphones;
- NUTRIÇÃO DE LEADS – Depois de conquistar um lead, a nutrição de leads funciona como uma sequência de ações para transformar o lead em um cliente e fazê-lo comprar o produto;
- OUTBOUND MARKETING – Este é o marketing tradicional, utilizado em comerciais de TV, por exemplo, e cujas técnicas são adaptadas para o marketing digital;
- PALAVRA-CHAVE – Termo que atrai e faz o marketing online acontecer;
- PÚBLICO-ALVO – Tradução de target. Grupo de consumidores ou prospects aos quais é dirigida, prioritariamente, uma peça ou campanha de propaganda, bem como qualquer outra ação de comunicação ou marketing. (Ver Target e as demais definições de Público, a seguir);
- QR CODE – Código de barras digital para pagamento dos produtos em smartphones e tablets;
- REDE DE DISPLAY GOOGLE – Grande rede do Google com blogs, portais e outros para serem utilizados pelos profissionais do marketing nas campanhas com Google Adwords;
- RESPONSIVE – Fundamental para seu site, pois o adapta para tablets e smartphones. Um site não responsivo, cai no ranking de busca do Google;
- ROI – Return on Investment ou Retorno sobre Investimento, em português. É a razão entre o dinheiro ganho (ou perdido) e o que foi investido em seus esforços de marketing. Portanto, um ROI acima de 1 significa que você está ganhando dinheiro, enquanto um ROI menor que 1 significa que você está perdendo dinheiro;
- SEGMENTAÇÃO – Técnica de dividir o mercado em unidades geográficas ou – principalmente – em grupos de consumidores com interesses e comportamentos semelhantes;
- SEM – A sigla para Search Engine Marketing ou Marketing de Ferramenta de Busca. O termo se refere a um conjunto de técnicas de Marketing que tem como objetivo a promoção de uma página ou site nas páginas dos buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc). Além disso, o SEM é geralmente dividido entre SEO e anúncios em links patrocinados;
- SEO – Essa daqui é bem famosa. Search Engine Optimization (Otimização das Ferramentas de Busca). SEO é o conjunto de técnicas, estudos e métodos que visam melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca como o Google, Yahoo, etc;
- SLOGAN – Frase-tema de uma campanha ou marca, que procura resumir e definir seu posicionamento. (Ver Marca e Posicionamento);
- STORYTELLING – É uma palavra em inglês, que está relacionada com uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes. Em inglês a expressão “tell a story” significa “contar uma história” estoryteller é um contador de histórias;
- TAGS – Palavras associadas a um termo relevante que atrai outros assuntos e visitantes;
- VIDEO HOSTING – Vídeos online alojados;
- WEBINAR – Uma webconferência entre participantes (potenciais leads) com as empresas;
- XML – Recomendação da W3C para gerar linguagens de marcação em ocasiões especiais;
- ROAS – O ROAS (Return on Advertising Spend) – Retorno Sobre o Investimento Publicitário, executa exatamente a função que seu nome lhe atribui, seu número se refere aos gastos exclusivos com publicidade;
- GROWTH HACKING – É o nome dado para definir um modelo de estratégia de marketing inovadora, que combina marketing e engenharia;
- FEATURED SNIPPETS – Mais conhecido como posição zero, Featured Snippet é uma resposta resumida para uma pergunta feita no Google. Significa que dentre todos os textos existentes na web, o Google escolheu esse conteúdo, extraído programaticamente de uma página, para exibir como sendo a melhor resposta para a pesquisa realizada.
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Atualizado dia 11/08/2017.