Não podemos negar que as redes sociais estão cada vez mais presentes dentro dos ambientes corporativos, diversos empreendedores têm investindo no marketing digital para ajudar seus negócios crescerem.
E com a rápida ascensão das redes sociais dentro deste ambiente corporativo vários problemas podem surgir, afinal de contas são milhares de pessoas conectadas diariamente e as chances de surgirem mal-entendidos são grandes, e por isso está cada vez mais importante que as empresas desenvolvam um plano de gerenciamento de crise.
Seja para ajudar nos casos de postagens mal interpretadas ou até mesmo pela abordagem de um assunto polêmico que seja publicado por determinada empresa.
A possibilidade de essas situações acontecerem um dia é enorme e isso pode trazer grandes dores de cabeça para o empreendedor e em alguns casos destruir a reputação de seus negócios.
Uma crise que não é bem resolvida além de destruir a reputação de uma empresa pode coloca-la no olho do furacão e acabar virando noticia.
Quando acontece algum problema que não é resolvido a tempo, ele vira uma bola de neve e vai crescendo cada dia mais. E para que você possa usar as mídias sociais a seu favor ter um plano de gerenciamento de crise é de suma importância.
Detectar
A nossa primeira dica de como enfrentar problemas que possam surgir nas mídias sociais é ter uma ferramenta de monitoramento de suas redes sociais. Para os casos de postagens negativas (e que tenha potencial para repercutir), ou comentários diversos acerca da mesma questão seja rapidamente detectado e seja trabalhado rapidamente. Evitando que o problema se estenda e tome proporções maiores podendo assim colocar em dúvida a reputação da empresa.
Identificar
Tão importante quanto detectar o problema é saber identificar a causa dele. É preciso analisar todas as etapas que levaram até a crise que a postagem que foi exposta nas mídias sociais. Dessa forma, com uma visão objetiva e clara a cerca de toda a crise, chega a hora de consertá-la, de reparar os danos.
Os três “T’s”
Considere sempre em toda e qualquer situação de crise os três “T’s”
Tom — certifique-se de sempre alinhar o tom de sua empresa, ou seja, o tom apropriado que determinada situação de crise requer e assim agir, dependendo do que foi exposto nas mídias sócias à empresa pode assumir um tom mais “alegre”, ou um tom mais sério.
Tempo —é importante não se apressar para resolver o problema, não aja por impulso, pois corre o risco de piorar ainda mais a crise, tenha calma, mas também não demore muito.
Transparência — mostre as pessoas que seguem a sua empresa nas redes sociais que você está tentando resolver o problema de maneira honesta e transparente e que todas as providências cabíveis estão sendo tomadas.
Gerencie
Sempre se certifique que a equipe que está te ajudando a gerenciar essa crise esteja sincronizada e preparada para lidar com esse problema.
Responda
Quando for responder as postagens nas redes sociais deixe todas prontas em todos os seus canais de comunicação e mantenha uma equipe a postos para lidar com a opinião que virá de seus clientes. Quando desenvolver seu plano de gerenciamento de crise passe ele para todos seus colaboradores de mídias sociais. Com o devido gerenciamento e o treinamento correto de sua equipe, qualquer problema que surja em suas redes sociais poderá ser resolvido sem gerar uma catástrofe.