Inbound Marketing e o Outbound Marketing são dois nomes complicados que representam diferentes formas de trabalhar com o Marketing. Elas, no entanto, são motivos de dúvidas para muitas pessoas que estão buscando investir na divulgação de sua empresa ou marca, mas não é preciso ser assim, pois as diferenças de conceitos e resultados entre elas podem ser bem claros.
O que é Inbound Marketing e o Outbound Marketing, afinal?
É preciso ter em mente que este primeiro modelo, também chamado de “marketing de atração”, é o aperfeiçoamento do Marketing tradicional que visa despertar o interesse do cliente antes de qualquer coisa. Busca-se apresentar sempre conteúdos de qualidade, um bom planejamento e ações que visem o alcance orgânico. A empresa se apresenta através de uma técnica denominada “Funil de Vendas”, que procura levar o cliente através deste “funil” – ações de marketing – até que efetivamente ele chegue ao final – compras.
Inbound Marketing
O Inbound Marketing objetiva compartilhar e criar conteúdo que chame a atenção, de forma orgânica, sem impor nenhuma propaganda ao cliente. Ou seja, a empresa não corre atrás do futuro cliente, mas se mostra para que ele o procure de forma espontânea.
As ações para este Marketing de Conteúdo, podem ser variadas e criativas, como a criação de conteúdo blogs, vídeos informativos e de marketing, e-mails, etc. São ações completamente diferentes do Marketing agressivo, que permitem aos profissionais acompanharem os resultados em tempo real e modificarem a estratégia, se necessário.
Sabe aquela marca de sapatos que você não está precisando comprar no momento, mas que sempre publica conteúdos legais na Internet sobre o mundo da moda e a produção de calçados, e que você acompanha tanto e sabe que quando precisar de um sapato novo vai procurá-la? É isso!
Outbound Marketing
Já o Outbound Marketing é completamente o contrário do Inboud: ao invés de esperar que o cliente chegue até a empresa, a empresa vai até o cliente. Isso pode acontecer através de publicações impressas, de telefone ou com aquela propaganda que aparece insistentemente na tela de seu computador quando você está lendo um artigo qualquer.
Este é o exemplo de Marketing agressivo, que embora tenha grande porcentagem de rejeição, possui excelentes resultados em curto prazo quando consideramos as ações em larga escala.
Outbound Marketing é o Marketing voltado para ações que vão direto ao ponto. São os e-mails marketing voltados para venda, anúncios em mídias sociais, envio de mala direta, produção de eventos e propagandas tradicionais nos meios de comunicação de massa, como televisão, rádio, jornais e revistas. Essa opção mais agressiva requer grande investimento financeiro e tem a desvantagem de que os conteúdos desaparecerão da mídia ao acabar o período das ações, enquanto com o Inboud Marketing os conteúdos continuam na Internet, podendo ser acessados e procurados pelos usuários através dos mecanismos de busca.
Conhecidos e distinguidos, é inegável que as duas opções são eficazes e que podem gerar ótimos resultados para sua empresa quando feitas com boas estratégias. O Inbound Marketing é uma tendência nova, é a modernização do Marketing tradicional que busca apresentar bons resultados a baixos custos, enquanto o Outbound continuará sendo a opção aconselhável para as empresas que buscam resultados em curtos prazos. Uma sugestão? Os dois métodos são altamente complementares e pensar em ações que conciliem os dois é uma poderosa estratégia. A integração do Inbound Marketing e do Outbound Marketing pode ser um ótimo caminho para sua empresa.