Quais as Vantagens e Desvantagens da Minha Empresa ter um Blog

A Internet apresenta a cada dia novas, maiores e melhores ferramentas para o uso corporativo que possibilitam o crescimento de uma empresa. Com elas, pode-se tornar uma marca ou empresa mais conhecida, estreitar seu contato com o público alvo e gerar o crescimento de sua procura ao atingir possíveis novos clientes.

Quais as vantagens e desvantagens da minha empresa ter um blog

Sites e inúmeras redes sociais são algumas das opções que uma empresa tem a sua disposição, mas há também a possibilidade de ampliar sua produção de conteúdo e divulgação em blogs – e é sobre isso que queremos falar.

Se colocadas em uma balança, as vantagens de se ter um blog podem ser maiores do que as desvantagens, mas é preciso analisar cuidadosamente todos os itens pesados para saber se sua empresa pode e quer de fato se aventurar nessa mídia.

Vantagens

Falemos primeiro sobre as vantagens: consideramos que um blog de uma empresa sempre será interessante, mas apenas quando ela, de fato, tem algo a dizer ali. Ou seja, não adianta uma empresa ter um blog e não publicar com regularidade ou não publicar conteúdo de boa qualidade.

Os blogs coorporativos precisam ser alimentados com conteúdo relevante – tanto para a empresa, divulgando o que ela tem de melhor, quanto para o público alvo, o que ele está buscando. Deve-se postar informações que aumentem a credibilidade da marca e também a confiança que os clientes têm nela.

Quais as vantagens e desvantagens da minha empresa ter um blog

Comunicados, novidades, informações, serviços de atendimento ao consumidor, etc.: todo e qualquer conteúdo de qualidade que apresente ainda mais os produtos, serviços, responsabilidade e missão da empresa. Além deste estreitamento da relação entre empresa-cliente que um blog permite, é uma ferramenta de baixo custo em que a empresa pode expor-se, mas também ouvir o feedback de seu público alvo. Estar aberta aos comentários e procurar atender melhor às necessidades de seu público é uma das qualidades que todos admiram em uma empresa.

Apesar das grandes vantagens, ter um blog também pode ser uma porta para muitos problemas que uma empresa pode colher com a Internet: é preciso estar sempre atento ao conteúdo publicado, pois a grande exposição é uma grande propaganda – positiva ou negativa.

E esta última, todos queremos evitar, certo?

Desvantagens

Quando uma empresa apresenta conteúdos questionáveis e/ou de má qualidade em seus blogs, dá margem para que seus clientes passem a desconfiar de seus serviços e produtos, de forma que sua reputação on-line prejudica – e muito – as atividades da empresa como um todo.

Dissemos há pouco que possuir um blog é algo bom pois requer baixo investimento de dinheiro, mas isso significa que o investimento de tempo terá de ser o dobro. Além da produção de conteúdo exigir alta qualidade, é preciso periodicidade em sua atualização, caso contrário será vista como uma página morta na Internet.

Quais as vantagens e desvantagens da minha empresa ter um blog

Seus clientes e possíveis clientes, ao visitar a página, não encontrarão novidades e também, quando for encontrada através dos sites de busca, como Google e Yahoo, os usuários não levarão em consideração os conteúdos postados há meses ou anos.

Se sua empresa tem profissionais ou está disposta a confiar esta tarefa na mão de especialistas em mídias, um blog empresarial é uma ótima auxiliar para o crescimento de seu negócio. No entanto, se há dúvidas e se as desvantagens acima citadas ainda pesam em sua escolha, pense em outras alternativas para alavancar sua empresa.

O que não vale é deixá-la de fora da Internet, local de fácil acesso ao seu público alvo e também de divulgação. Opções para isso não faltam.

About the Author: Espalhando Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.