Um site atrativo, ágil e interessante é uma das principais chaves para alavancar as vendas de sua empresa. Confira algumas dicas no blog da Espalhando.
Seu site, loja virtual ou blog são os cartões de visita de sua empresa. Através dessas páginas o público terá contato com sua marca, muitas vezes pela primeira vez, e é interessante que elas sejam explicativas e atrativas para transformarem tais visitas em vendas. Assim, você terá atingido seu principal objetivo: conquistar clientes e impulsionar as vendas através da Internet. Um excelente design, conteúdos relevantes, usabilidade de suas páginas, interação com os clientes e conectividade com outras mídias sociais são algumas das preocupações que você deve ter para tornar seu site mais atrativo e vendedor.
A Espalhando apresenta neste artigo cinco dicas para você alavancar seu site, impulsionar o número de vendas e fidelizar clientes a sua empresa. Planejamento e aprimoramento constante de suas páginas são fundamentais para que suas estratégias de vendas resultem em bons resultados. Vamos às dicas:
Cuide do design
A boa aparência do layout de seu site é o primeiro passo para atrair clientes, e por isso você deve pensar constantemente sobre isso. Um excelente design nunca significará um design rebuscado, com mais informações, cores e elementos visuais do que deveria ter. É preciso pensar de forma clara e objetiva, procurando apresentar um design que favoreça o acesso de seus clientes na página, um layout intuitivo e que garanta facilidade na navegação. Pense nas cores e formas, buscando sempre criar um design claro e harmonioso.
Cuide para que seus clientes obtenham informações, realizem compras e entrem em contato com você de forma fácil: o design deve favorecer a indicação destes campos em seu site. Uma navegação difícil causada por um design rebuscado ou com muitas colunas e elementos que dificultem o entendimento das informações fará com que o usuário desista de estar em seu site e sua empresa perca a venda. Preocupe-se também com a identidade visual. Crie um layout interessante, claro e atrativo e não se esqueça de manter as características de sua empresa, a identidade visual já criada – estilos, cor, fontes, imagens, etc.
Por fim, garanta a boa usabilidade de seu design nos diferentes dispositivos móveis a partir dos quais seus clientes poderão acessar seu site: tablets, smartphones, notebooks, etc.
Preocupe-se com o conteúdo
Um layout bonito não sustentará vendas sozinho: é preciso apresentar conteúdos relevantes para que os clientes se interessem de fato por sua empresa. Apresente todos os conteúdos e informações que seus clientes possam estar buscando em seu site: quais são os serviços e produtos de sua empresa, quem são os responsáveis por ela, quem são seus colaboradores, informações sobre os serviços e produtos que possam aparecer na mídia, opiniões de outros clientes, etc. Desenvolva conteúdos que envolvam o leitor e permita que ele interaja com sua empresa por meio de comentários ou formulários de contato.
Evite problemas
Promover a usabilidade de seu site é fundamental: imagine que seu site possua design e conteúdos perfeitos, mas suas páginas não carreguem, a ferramenta de pesquisa não funcione, a fonte esteja grande ou pequena demais… não é frustrante? Cuide para que estes problemas relacionados a navegação e design não aconteçam. Evite problemas! A usabilidade facilita o acesso de seus clientes, que poderão navegar com tranquilidade em seu site e encontrar os conteúdos desejados de maneira fácil. Uma experiência tranquila e útil provavelmente colaborará muito para que o interessado finalize a venda ou, ao menos, mantenha sua empresa entre suas buscas.
Comunique-se com seu público
Através de seu site, possibilite a interação dos clientes com sua empresa: tenha campos de comentários para que eles publiquem suas opiniões em determinados artigos ou fóruns e tenha também formulários para que eles possam entrar em contato diretamente com sua empresa para esclarecer dúvidas, reclamar ou elogiar. Atenção: oferecendo essa possibilidade, nunca deixe de respondê-los. A interação com os usuários que navegam em sua página transforma-os em clientes que podem fidelizar-se à marca, além de ser uma demonstração dedicação a eles, que se interessam por seus produtos e serviços.
Coloque sua empresa nas redes sociais
Outra maneira de promover a interação de seus clientes com sua empresa é estar presente nas redes sociais. É um ciclo: novos ou antigos clientes podem encontrar sua página nas redes sociais e serem levados ao seu site ou eles podem encontrar seu site através de mecanismos de busca na Internet e serem levados às suas páginas nas redes. As mídias sociais são ferramentas funcionais e gratuitas de divulgação de sua empresa. Em seu site, tenha plug-ins das redes em que sua empresa está presente, pois isto criará uma nova experiência com os usuários que navegam em seu site: além de conhecerem melhor suas páginas na Internet, eles também poderão curtir e compartilhar em suas redes os conteúdos e produtos interessantes que encontram ali.