Claro que todos sejam eles pequenos, médios ou grandes empresas devem sempre se preocupar com o seu marketing de vendas. É muito comum entender que existem alguns empreendedores que tem certa dificuldade em gerir um marketing digital de forma sólida e planejada. E o mais interessante é que isso acontece muitas vezes pelo fato de não entenderem como a ferramenta poderá auxiliar no aumento das vendas no dia a dia.
Desta forma separamos algumas dicas de marketing digital para empreendedores que querem entender qual o fundamento dos seus negócios na internet.
Marketing digital é marketing?
Para entender este conceito é necessário saber que o marketing digital não é nada mais que marketing e, por isso, a empresa deve ser a protagonista desta campanha desde o começo do plano de marketing.
O marketing da empresa deve estar entrelaçado com todas as áreas da empresa, desde o momento em que o colaborador atende ao telefone, passando por venda, financeiro, logística e muitos outros setores dando uma cara irreverente, profissional e especializado no seu segmento.
Eu terceirizo ou trato dentro de casa?
Existe certo momento onde o empreendedor se sente forçado a tomar uma decisão muito importante que é capacitar os funcionários para desenvolver conhecimento interno de marketing digital ou contratar algum parceiro estratégico de fora para gerir.
Neste momento, não há certo nem errado, tudo se trata de uma relação de custo benefício que deve ser levantado pela empresa para analisar as vantagens e desvantagens, no entanto aconselhamos que o dono saiba um pouco de marketing digital para que possa tirar a avaliação da melhor maneira.
Tenha Zelo pelo Seu Site
O site é sem dúvida seu cartão de visitas e para as pequenas empresas essa deveria ser seu principal canal de negócios. Se você é um micro empreendedor e ainda não tem um site, sentimos muito, mas você está perdido no tempo.
Com o grande potencial de atrair um tráfego qualificado e adequado para o seu site, você deveria realmente estar muito preocupado com o seu volume de vendas que ainda acha estar alto, e ver o quando poderia ser muito maior se usufruísse melhor das ferramentas disponíveis.
Mesmo que muitos empreendedores já tenham sua construção digital em site, encontramos muitas situações desanimadoras quando perguntamos sobre as vendas. Isso acontece por alguns problemas que ocorrem enquanto a construção do site acontece e vamos citar a seguir.
Site sem boa usabilidade.
Sem nenhuma atualização semanal.
Sem estrutura SEO não pensada e muito menos otimizada.
Design que compromete a visualização e muitos outros problemas.
Sem Conteúdo de Valor
O marketing digital é movido pelo conteúdo disponibilizado, isso é o rei da estratégia. Gerar um conteúdo de valor pode garantir um melhor posicionamento do seu canal de vendas e consequentemente garantir mais visitas e conversão de negócios em vendas.
A geração de conteúdo apresenta duas pontes que devem ser muito bem aproveitadas, o conteúdo é responsável tanto pelos leads na página, quanto para vendas, relevância da empresa no mercado dos negócios.
Aprenda um conceito muito importante para definir sobre o que você deve escrever. Todo conteúdo de valor é justamente aquele que ajudará seu cliente no seu dia a dia e que tenha valor para ele em determinado momento, precisa ser útil e ensinar seu cliente como utilizar da melhor maneira possível aquilo que você está disponibilizando para venda.
Comprando Tráfego
As estratégias de marketing digital e de conteúdo costumam dar frutos no médio e longo prazo, mas é possível ter esse resultado no curto prazo e existem maneiras de trazer tráfego qualificado para o seu site.
As principais fontes de gerar tráfego qualificado para os pequenos e médios empreendedores são Google Adwords, Facebooks Ads, Instagram Ads, mas existem muitos outros modelos, usando uma estratégia em que as publicações são impulsionadas por valor, logo seu canal estará bombando na internet. Este pode ser o grande divisor de águas no seu negócio.