As ferramentas de controle as famosas métricas do Google estão cada vez mais em alta nas listas de como controlar seus negócios dentro do marketing digital isso acontece por que é possível ver com clareza que cada ferramenta contribui e muito para as previsões de estratégia financeira e de entendimento de segmento de mercado.
Por muitos motivos você certamente já pensou em utilizar alguma ferramenta do Google para trazer crescimento para seu negócio, mas falaremos hoje de uma ferramenta muito especial chama Google Trends você sabe o que é isso? Vamos conhecer um pouco mais a frente.
O Google Trends é uma ferramenta criada pelo Google para com o único objetivo de identificar e catalogar as pesquisas que todos os usuários vêm fazendo quando faz qualquer tipo de pesquisa seja ela busca web, imagens, vídeos, shopping e muitos outros.
Ou seja, como o Google Trens você tem os números correto de impressões que dão a base da popularidade de determinado assunto sendo assim fica muito mais fácil para entender o que esta na moda no momento e o que pode estar perdendo forca dentro do marketing digital.
Sendo assim vamos conhecer algumas dicas de como usar o Google Trends a seu favor confira!
Comparando Termos de Pesquisa
Para começa sem sombra de dúvidas esta é uma das ferramentas mais poderosas que o trends pode oferecer a possibilidade de compara os termos de pesquisa da atualidade.
Para entender é muito simples o Google Trends pega dois termos de pesquisa nos seus buscadores fazendo entre eles uma comparação descobrindo qual possui maior popularidade desta forma você poderá focar muitos mais em suas campanhas de marketing digital garantindo muito mais assertividade.
Definindo Localização de Pesquisas
Existe uma grande funcionalidade dentro do Google Trends tanto para os negócios físicos quanto para os digitais descobrir a localização e regiões tem buscado com mais freqüência pelos internautas.
Isso permite que um pequeno, médio ou grande empreendedor que tem interesse na expansão de consiga sonhar com possíveis captações de novos clientes em cidades e estados distintos, ou até mesmo entender em quais regiões esta havendo maior aceitação do seu produto ou busca por ele.
Sazonalidade da Pesquisa
Existe outro dado muito relevante dentro do Google Trends é a relação temporal dentro do seu negócio isso significa pode analisar o quanto um termo pode ser popular durante um período de tempo o que significa que o empreendedor pode investir em suas campanhas dependendo da época, investindo mais ou menos nos produtos.
Isso permite uma construção de plano de marketing mais preciso.
Comparando por interesse e por Região
Outra dica para usar de forma correta o Google Trends podendo potencializar seu negocio são as analise de termo em buscas por região.
Ainda é possível comparar a popularidade de cada termo de acordo com as regiões cidade, país, estado e muito mais, desta forma uma empresa do segmento varejista de calcados, por exemplo, pode gerar campanhas de marketing especificas para a determinada região que pretende atingir.
Sendo assim fica obvio quando vemos campanhas diferentes do mesmo produto em determinadas regiões do país com a ajuda do Google Trends o empresário empreendedor pode economizar dinheiro gerando uma campanha de marketing muito mais eficaz.
Termos de buscas Recentes
O Google Trends oferece a opção de verificar os termos recentes usados dentro da plataforma, ou seja, descobrindo quais os termos que estão sendo altamente procurados dentro de determinada região isso basicamente quer dizer que você terá uma grande noção do que esta em alta no mercado podendo investigar e prever possíveis movimentos dentro do mercado.