Sem dúvida alguma, o que norteia as mais bem-sucedidas campanhas de marketing relacionadas a e-commerce e negócios similares é um bom conteúdo.
E esses conteúdos são desenvolvidos na maioria das vezes por meios de blogs, pois essa estratégia promove o aumento do tráfego de interação do consumidor com a sua marca ou serviço, além de promover a conversão.
Diante dessas informações, fica bem claro que um blog é uma ferramenta de suma importância para o seu e-commerce, mas a pergunta que não quer calar: Como deve ser um blog de e-commerce?
Sabemos que muitas pessoas têm essa dúvida, e foi pensando nisso, que desenvolvemos esse artigo, para mostrar alguns aspectos específicos que precisam ser levado em consideração no momento de planejar, desenvolver e colocar o seu blog no ar o associando à sua loja virtual. Afinal de contas, é preciso todo cuidado nesse planejamento, pois todo e qualquer conteúdo publicado em seu blog estará invariavelmente vinculado aos seus produtos e marca.
Conteúdo E Relevância
Quando se trata de criação de um blog, um dos primeiros questionamentos que se vem à tona é quais aos tipos de textos e assuntos que podem ser publicados nele. A grande verdade que essa é a principal preocupação durante o processo, pois exige uma grande dose de planejamento.
Falando de uma forma básica, o blog de seu e-commerce, deverá tratar de assuntos que são relacionados ao tipo de serviços e produtos que você vende, porém não é apenas isso. Os textos que serão publicados em seu blog precisam ser relevantes e interessantes ao seu público, ou seja, ao público do seu e-commerce, devem tratar de temas que despertará o interesse das pessoas para que gerem nessa o ímpeto de clicar, ler o conteúdo e que mude a vida dessa pessoa de alguma forma, levando-a a comprar o seu produto. Para começar bem, o ideal é delimitar assuntos que se refiram ao universo dos serviços e produtos comercializado por você, seja de forma direta ou indireta. Por exemplo: se sua loja virtual é especializada em maquiagem, uma grande pedia é manter um blog com dicas de beleza e tutoriais de maquiagem, isso o torna altamente relevante para esse público específico.
Layout
A dica é deixar um pouco de lado o design voltado para a conversão, que é algo comum dentro do e-commerce, e partir para um visual mais leve, claro que dando privilégio às informações, afinal de contas o usuário acessa o blog inicialmente não visando à compra, mas para ter informações uteis sobre determinados serviços ou produtos oferecidos. E se de alguma forma esse cliente em potencial percebe que está sendo coagido, as chances de ele deixar de acessar o blog são grandes.
Atualizações frequentes
É muito importante cuidar para que seu blog tenha atualizações frequentes, pois um blog ligado a sua loja de e-commerce parado, além de não causar boa impressão não tem serventia. O ideal é fazer um planejamento semanal de suas atualizações, e ter no mínimo duas publicações por semana.
Divulgação e otimização
Por último, porém não menos importante, está à divulgação e otimização de seu blog.
Para que seu blog seja facilmente encontrado, é de suma importância que os textos sejam otimizados e para isso é necessário usar as técnicas de SEO (Search Egine Optimization), como por exemplo, o uso de palavras chaves ao decorrer do texto e títulos que chamem a atenção. Para divulgar seu blog é também interessante usar as redes sociais, compartilhando os links em páginas do Facebook, Instagram e Twitter entre outros.