Um bom conteúdo visual é um elemento de suma importância quando o assunto é marketing de conteúdo. Sempre se falam muito sobre o “Wow Factor”, o tipo de conteúdo que consegue ser atrativo tanto visualmente, como para as suas informações úteis. Ou seja, um conteúdo com grande potencial de engajamento.
Sabemos há tempos, que uma imagem vale mais do que mil palavras, e isso sempre funcionou muito bem no universo tradicional, mas será que no universo online a máxima também vale?
Na comunicação online o uso de elementos visuais é muito importante, e sobe a um patamar em um nível de peso, mesmo nesse universo cheio de bits e bytes e em grande composto por elementos textuais, as imagens roubam a cena.
Estudos compravam que o uso de vídeos, imagens dentro de um ambiente tão dinâmico como as redes sociais, é algo que precisa ser explorado pelas empresas. Elementos visuais tais como: imagens, ilustrações, fotos, vídeos e infográficos podem ser muito bem utilizado por empresas.
A conversão das mídias é um conceito importante no desenvolvimento da tecnologia, é fundamental encontrar novas formas de transmissão de informações, recriando e mesclando plataformas que já existem. É uma busca constante dentre os pesquisadores especializados em comunicação, dessa forma, arte, design e informação se misturam e geram um dos gêneros mais informativos e populares nos impressos, web e TV: Os Infográficos.
O que é um infográfico?
E por que ele pode ajudar em seus empreendimentos?
Por sua definição infográfico é uma apresentação de informações com preponderância de elementos gráfico-visuais, como: desenhos, diagramas, fotos, estáticas e outros, que são integrados a textos e dados numéricos. Geralmente utilizado em jornalismo, ou como um complemento ou uma síntese ilustrativa de uma notícia.
Um bom infográfico precisa apresentar uma grande quantidade de dados, ou então, um passa a passo completo de uma história, isso de forma dinâmica e agradável, isso facilita o entendimento do leitor sobre determinada situação, e são usados por jornalistas, designers e publicitários, esses profissionais são os principais desenvolvedores desse tipo de material.
E não há regras, um Infográfico não possui uma receita certa, existe sim, um padrão gráfico, um projeto que tem como finalidade agilizar a produção, mas dentro da infografia, tudo é muito variável, vai depender do que a pessoa quer mostrar, não há formas de colocar em uma forma certa.
Ao desenvolver um infográfico, além da criatividade o que mais pesa em fator importância, é a preocupação com quem vai ler. Se o profissional focar em fazer apenas uma coisa bonita por que quer apresentar um novo efeito, ou tentar algo diferente porque acabou de ver em um site ou revista, isso não vai dar certo. O infografista é um comunicador, não um artista e o compromisso principal dele deve ser sempre com o leitor.
Os infográficos podem ajudar em seus negócios em diversos, e os motivos são os mais diversos, entre eles destacam-se:
- 90% das informações que são transmitidas ao cérebro é visual, que processa a informação visual 60 mil vezes mais rápido que os textos.
- 40% das pessoas respondem de forma mais positivas às informações visuais, do que as com textos simples.
- Pesquisas afirmam que 46% das pessoas consideram que o design de um site é o primeiro critério para a credibilidade entre uma empresa e outra.
- Postagens com infográficos aumentam em 12% o tráfego do que os sem.
- Cerca de 700 vídeos são compartilhados no twitter por minuto.
- Fotos no Facebook geram um número maior de interação que os vídeos, links e textos.
- Ao assistir um vídeo, as chances de o consumidor adquirir o produto são de 85%.
Agora que já sabe da importância dos infográficos em seus negócios, começa já a implantá-lo em sua empresa.