Quando temos um site, ou um projeto voltado a vendas, é comum ter um objetivo traçado, não é mesmo? Pois não é possível ter um empreendimento e não ter ideia de onde quer chegar com ele, pois em sua criação, você já tem uma ideia de que caminho quer levar esse projeto.
Mas pode acontecer desse objetivo mudar com o passar do tempo, pois é comum acabar percebendo que exista um grande número de possibilidades que podem ser aplicadas para se alcançar o sucesso, e nesse ponto específico que entra o call to action.
A definição de call to action é muito simples, pois em tradução literal esse termo significa chamado para ação, ou seja, o que você quer que usuário faça quando acessar seu site.
Por exemplo: quando uma pessoa está interessada em comprar um modelo de tênis, é comum que a pesquisa comece na internet em busca de informações sobre ele. Ela vai comparar valores, cores, modelos, tamanhos, prazos de entregas e etc. E ao definir todos esses pontos, o próximo passo é entrar na loja e efetuar a compra. E lá está o botão: “compre aqui seu tênis”, e quando ela clica e compra o tênis, é executada a ação que o dono dessa loja de e-commerce desejava, ou seja, o Call to Action funcionou conforme o esperado.
Claro que esse exemplo foi uma forma bem básica e simples, para demonstrar o que é o call to action, e como é usado normalmente. Porém, ele pode ter diferentes aplicações, e não apenas no setor de vendas. O Call to Action pode ser usado para induzir que o usuário baixe um e-book, se inscreva em um canal, preencha um formulário entre outras ações que julgue necessário para a saúde dos seus negócios.
Podemos dizer que o call to action é uma cartada final, que se esconde nas mangas, pois é a última chance que o empreendedor tem de capturar o usuário, de uma vez, já que todas as informações foram oferecidas. É bastante comum que esse botão seja bem chamativo e em local estratégico que atraia a atração do usuário.
Criando Call To Action de Sucesso em 5 passos
Utilize Urgência
É preciso fazer com que o usuário execute a tarefa que deseja naquele instante, sem que pare para pensar muito, afinal de contas é a última chance de captor daquele lead, por isso use verbos imperativos com: “Faça” “Agora” ‘Já”, para que a ação seja praticada no ato.
Mantenha o Foco
Não adianta colocar vários botões de call to action em sua página, dando opções diferentes de ações, pois isso fará com que o usuário fique confuso e não saiba onde clicar, por isso mantenha o foco utilizando de 1 até 3 botões de call to action, com a mesma ação em todos.
Clareza
Utilize linguagem clara para na hora de transmitir uma informação, são coisas bem simples, mas que fazem a diferença, um exemplo: Ao invés de usar: Cadastre aqui, prefira: “Deixe seu e-mail para receber novidades exclusivas”, pois nesse caso o cliente saberá exatamente para que está disponibilizando seu endereço de e-mail.
Menos é Mais
Mão utilize call to action enormes, pois eles não funcionam, quanto menos palavras usadas em sua chamada para ação, melhores os resultados obtidos.
Teste Sempre
No Call to Action é muito comum depois de um tempo que ele passe a não converter tanto como no começo, isso porque os usuários acabam se acostumando com sua estratégia. Assim sendo, a dica é que sejam feitos testes A/B para que de tempos em tempos o ACT seja diversificado.