O mundo digital está sempre se atualizando, cada dia que passa tem um novo aplicativo disponível, uma nova rede social, novos softwares, etc. Isso não é diferente com o marketing digital.
As estratégias de marketing digital sempre são atualizadas e aprimoradas para se conseguir um maior sucesso no aumento de vendas. Por esse motivo, é muito importante saber quais são essas atualizações e tendências do marketing digital.
2016 foi um ótimo ano para estratégias online. Foi um ano em que percebemos a força das redes sociais, afinal houve um grande engajamento do público através delas. Mas o ano ficou para trás e agora temos que focar nas tendências do marketing digital em 2017.
As principais tendenciais de marketing para esse ano
O marketing é um campo dominado por aqueles que conseguem se planejar com antecedência, programar mudanças e passar na frente de seus concorrentes quando se diz respeito a tendências.
A seguir você vai conferir quais são as principais tendências de marketing digital para o ano de 2017. Você não precisa necessariamente investir em todas elas, mas deve estar ciente de que elas existem:
- Vídeos ao vivo: Você já deve ter recebido uma notificação de que tal pessoa ou empresa estava fazendo uma transmissão ao vivo. Os vídeos são um grande fenômeno nos dias de hoje. Não é a toa que Youtube está fazendo muitas pessoas ganharem muito dinheiro com canais. Mas no ano passado, podemos acompanhar uma nova tendência, que é a transmissão de vídeos ao vivo. Essa é uma excelente ação para a sua marca se ela tiver algo novo e criativo para mostrar para os seus clientes.
- Análise Preditiva: Trata-se de uma análise que possui o objetivo de ir além de estáticas. Através do uso de dados, estatísticas, algoritmos e técnicas de machine learning, ela busca identificar o comportamento dos consumidores para acertar em resultados futuros. Com essa análise é possível ter novos insights para ações futuras.
- Uso de Geolocalização: O uso de geolocalização torna-se cada vez mais comum no marketing digital. Saber onde está localizado o seu público-alvo é essencial para que você possa direcionar as suas ações de marketing. Um bom exemplo de geolocalização é quando um consumidor está perto de uma loja e ela envia um e-mail marketing falando sobre um cupom de desconto. Ações como essas chamam a atenção e aproximam os clientes das marcas.
- Voice of Customer (VoC): Em português, Voz do Cliente, essa estratégia nada mais é do que saber sobre o que o cliente está falando. Os consumidores querem se sentir importantes, querem que as empresas mostrem como eles são importantes para elas, porque eles realmente são! O processo de “VoC” envolve entender os gostos e expectativas dos clientes para oferecer os seus produtos ou serviços no momento certo. Algumas ações realizadas para se obter essas informações são o monitoramento de mídias sociais e o acompanhamento do Web Analytics.
- O Marketing de Conteúdo continua rei: Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o Marketing de Conteúdo ser rei no marketing digital. Além de manter o conteúdo otimizado (SEO) também é importante que você o torne o mais personalizado e interativo possível. O conteúdo tem o poder de envolver os consumidores, desde que ele seja criativo e interessante.
- Investimento em Cross Device: Ver um anúncio no smartphone, conferir as informações do produto no tablet e finalizar a compra em um computador. Isso é cross device. Hoje vivemos assim, com diferentes formas de acessar a internet e realizar compras, logo é importante que as empresas estejam atentas ao cross device.
Lembre-se de que essas são apenas algumas das tendências de marketing para 2017. Se você quer saber mais sobre ações de marketing digital entre em contato com a Espalhando, a agência oferece serviços de qualidade e conta com uma equipe especializada.