Muita gente fala que o ano no Brasil começa somente em fevereiro, sobretudo, depois do carnaval. Portanto, não perca mais tempo e elabore o seu planejamento de vendas agora mesmo. Afinal, saber quem é o seu cliente, quais são as suas necessidades, as suas pretensões, desejos e vontade possibilita a utilização de uma abordagem mais eficiente.
Afinal, os especialistas no setor financeiros apontam que o pior período da crise financeira já foi superado. A partir disso, se inicia o momento de trabalhar intensamente para aproveitar a onda positiva quando chegar. Isso acontece porque se fala em uma onda, não apenas em uma marolinha, de crescimento para todo o país, uma vez que o Brasil está fazendo a lição de casa há algum tempo.
Pensando nisso, o planejamento de vendas é o recurso que irá possibilitar ao empreendedor individual ou a empresa estar devidamente pronto para acompanhar a próxima fase de expansão. A seguir, entenda como é possível desenvolver o seu planejamento e aumentar as vendas.
1 – Identifique o seu público-alvo
Entender quem é o seu consumidor, as suas necessidades básicas e as suas vontades é a maneira adequada de criar um planejamento eficaz. Sem esse contexto aprofundado, é praticamente descobrir como vender mais.
Uma ótima maneira de identificar o seu segmento é se reunir frequentemente com a sua equipe de vendas e seus clientes fidelizados, já que são eles que concederão os conceitos básicos para se diferenciar dos concorrentes.
2 – Estabeleça um objetivo de vendas
Quem não tem ideia de onde está indo, vai para qualquer lugar. Por isso, é essencial colocar diretamente no papel a sua meta para curto, médio e longo prazo e tudo o que precisa ser feito para bater esses objetivos.
3 – Avalie os seus resultados de vendas
O primeiro passo para um planejamento de vendas apropriado é avaliar os resultados do ano passado: quais os produtos bem sucedidos, as exigências que a companhia não conseguiu alcançar, os produtos que estouraram nos últimos meses? Com todos esses dados, você tem condições e revisar a sua tática e trabalhar aumentar as vendas.
4 – Defina novos leads
Uma companhia não se torna bem sucedida senão aumentar e variar a sua cartela. Para descobrir como vender mais, é necessário criar uma estratégia matadora e colocar em pratica. Além disso, você precisa investir em marketing digital, pois quem não é achado nos buscadores e nas redes sociais, não é lembrado e, consequentemente, não vende tudo o que poderia.
5 – Priorize a honestidade
Hoje em dia, a honestidade é uma das principais demandas do consumidor brasileiro. Portanto, seja bastante transparente a respeito dos benefícios de seu produto e sempre leve em consideração a avaliação de seu cliente para aperfeiçoar o atendimento.
6 – Trabalhe o pós-venda
Para aumentar vendas, é fundamental manter o contato com os seus consumidores, acompanhar a sua experiência com o produto e solicitar um feedback. Esta é uma chance de estimular o engajamento do consumidor com a sua marca e encontrar novas oportunidades de como vender mais.
7 – Analise o seu valor comercial
O planejamento de vendas também passa pela revisão das suas despesas fixas e variáveis, tendo o objetivo de conferir que a conta fecha. Esta é uma etapa importante para calcular e adicionar a comissão de produtividade dos seus colaboradores.
Vale lembrar também de prestar atenção nos seus concorrentes. Então, se o seu preço estiver muito acima do padrão cobrado pelas demais empresas do setor, a sua equipe de vendas e marketing precisa estar apta para driblar essa situação e aumentar vendas, apostando nas qualidades do produto.