Atualmente, é possível compreender que um estabelecimento obtenha resultados cada vez melhores ao apostar nas tendências do marketing digital para chamar a atenção de seu público-alvo e despertar o seu engajamento. A partir disso, fica mais fácil notar algumas questões que devem nortear esse planejamento, sobretudo, no que se refere aos PME’s a curto e médio prazo.
1 – SEO Mobile
Entre as várias atualizações do Google para aprimorar a experiência do usuário, vale a pena indicar o projeto Accelerated Mobile Pages (AMP), que tem o objetivo de aprimorar as pesquisas realizadas em dispositivos moveis como um dos pontos de destaque nos próximos meses.
2 – Uso de vídeos
Da mesma forma, as PME’s também precisam levar em consideração a utilização dos vídeos e incluir a divulgação de vídeos que tenham a ver com os seus serviços e produtos dentro de um planejamento de marketing digital. A utilização deste recurso midiático tende a crescer cada vez mais.
3 – Mobilidade
O ajuste dos sites para dispositivos moveis é uma exigência deste cenário. De acordo com a E-bit, as aquisições feitas por meio de dispositivos moveis podem atingir 40% de todo o lucro do e-commerce nacional até o fim deste ano.
Prova disto é uma pesquisa da consultoria PWC que aponta as despesas dos brasileiros em celulares e tablets devem aumentar até 6% por ano até 2020, podendo movimentar cerca de 50 bilhões de dólares.
4 – Google Adwords e Facebook ads
O marketing digital atual passa pela utilização adequada do Google Adwords e Facebook ads, já que nunca deixaram de ser tendência dentro do setor. Ao mesmo tempo em que o Facebook não é apenas uma rede social, ele ainda possibilita a avaliação de dados e vem avançando de maneira assertiva para aumentar a sua receita com anúncios em até 5 vezes em 2017.
Enquanto o Google também tem investido pesado na sua ferramenta, além de realizar atualizações relevantes no que se trata da segmentação dos negócios para despertar o interesse de mais anunciantes. Basicamente, os dois recursos ainda manterão o status de tendências do Marketing por um longo período.
5 – E-mail marketing
Nem todo mundo faz parte de uma rede social, mas todo mundo possui um endereço de email. De acordo com um estudo feito pela Adobe em 2015, 60% das pessoas preferem o email como maneira de interagir com as suas marcas favoritas.
Desta maneira, a companhia necessita utilizar essa importante ferramenta, mas o uso precisa ser apropriado ao que o seu cliente atual necessita, uma vez que não existe mais interesse apenas em receber emails com campanhas publicitárias ou promoções.
O consumidor atual deseja conteúdo, informações praticas, dicas e demanda muito mais esforço de ser convencido nos dias de hoje do que há alguns anos. Além disso, passe longe das compras de listas de emails gigantescas, porque o seu cliente não lida nada bem com os spams.
Então, pense em maneiras de trabalhar o seu marketing digital com o email e conheça profundamente o seu público para usar as melhores tendências de marketing ao seu favor.
6 – Redes sociais
Os brasileiros são muito ativos nas redes sociais. Hoje em dia, são mais de 90 milhões de pessoas interagindo nas plataformas e os empreendimentos corporativos estão percebendo cada vez a necessidade de participar e lidar com esses canais de comunicação. No entanto, é bastante comum encontrar postagens sem nenhum contexto, sem uma pesquisa básica e perspectiva de despertar o interesse do seu público-alvo.
Portanto, é fundamental que as companhias estejam próximas das redes sociais, consigam usufruir das ferramentas, aproveitem os novos formatos, só que pensem em se estruturar e preparar para trabalhar com todas essas possibilidades virtuais.