Aproximadamente cinco mil pessoas participaram do evento RD Summit 2016, realizado no fim do ano passado para tratar de um tema bastante em voga nos dias de hoje: marketing digital para empreendedores. Vale destacar que o acontecimento foi promovido pela startup Resultados Digitais.
De acordo com o diretor da Associação Brasileira de Franchising, Altino Cristofoletti, é preciso se interessar cada vez mais sobre o marketing digital, pois se trata de uma dinâmica bastante recente e inovadora. Mas, essa tendência já faz parte da realidade dos clientes que utilizam dispositivos moveis e acompanham as marcas virtualmente.
Um dos objetivos de Cristofoletti foi aprender lidar com o marketing digital, especialmente, com o inbound. O Inbound se trata da utilização de conteúdos para chamar a atenção do seu público-alvo.
Mais do que atrair empreendedores que desejam entender os conceitos básicos do marketing digital, profissionais que atuam diariamente no segmento também buscaram o RD Summit 2016 para aprofundar os conhecimentos, as técnicas e também se reciclar. O criador da startup Olist, Tiago Dalvi, reconheceu que nem sempre tem tempo para se atualizar com as novidades do segmento, que tem mudado rapidamente.
Área tende a crescer em todo o Brasil
A presidente da Microsoft Brasil, Paula Belizia, também compareceu ao evento para realizar uma apresentação e acompanhar de perto os empreendedores e as novas startups que estão trabalhando no setor de marketing digital em todo o Brasil.
Isso acontece porque as pessoas envolvidas neste segmento são um estilo de usuário aficionado por tecnologia e que elaboram uma nova maneira de se relacionar com os seus clientes. Por isso, a representante da Microsoft acredita que precisa estar próxima para espalhar a sua tecnologia e absorver o máximo de conteúdo novo.
Mesmo que exista uma forte concorrência por clientes, as companhias da área tentam não se posicionam como adversárias ferrenhas. Um dos motivos é que existe espaço para todos neste segmento.
Afinal, são companhias brasileiras, de acordo com informações da Resultados Digitais. Todavia, apenas 10% utilizam tecnologias e inovações nas técnicas de marketing digital. Em função disto, a expectativa de especialistas é que esse setor deve crescer cada vez mais em todo o território nacional.
Empresas de marketing digital se comunicam constantemente
A visão da ABStartups é que há bastante união e ajuda mutua dentro do setor de marketing digital, uma vez que existe oportunidades e demandas para todos. Os empreendedores tem o costume de trocar informações e experiências uns com os outros.
Os profissionais desta área compreendem que contam com um objetivo em comum, que se trata de educar quem já utiliza marketing digital e, especialmente, as companhias que ainda não entenderam a relevância deste recurso. Se algumas empresas conseguem ser muito bem sucedidas, toda a cadeia de profissionais sai ganhando ao despertar o interesse de novos clientes.
A empresa idealizadora do RD Summit 2016, a startup Resultados Digitais, também acredita nesta mentalidade de cooperação. Não existiu nenhuma proibição para citações de empresas concorrentes no momento de ensinar uma nova estratégia de marketing digital durante as palestras. A única restrição foicom relação a propaganda gratuita.
Busca incessante pelo conhecimento e técnicas de marketing digital
No fim das contas, o evento RD Summit 2016 mostrou o quanto é imenso o interesse a vontade de aprender mais a respeito do marketing digital por parte de empreendedores individuais ou donos de startups.
Ficou evidente que as pessoas realmente estão abertas para ouvir e conhecer as novas ferramentas e técnicas de trabalho, já que se refere a uma área em constante inovação e que deve ditar os rumos da comunicação corporativa com o público-alvo pelos próximos anos.