As técnicas de marketing visam aproximar uma marca de seu público-alvo por meio da divulgação de conteúdos publicitários em diversos canais e meios de comunicação.
O “Marketing Viral” é uma das estratégias mais utilizadas atualmente por agências de publicidade e empresas de diversos segmentos com a finalidade de explorar ao máximo o poder das redes sociais e do compartilhamento de ideias que atinjam o maior número possível de pessoas.
Acompanhe neste artigo mais informações sobre o Marketing Viral e saiba como aplicá-lo em suas campanhas publicitárias para que sua marca fique mais conhecida na internet e em seu nicho de mercado.
O que é Marketing Viral?
O termo “Marketing Viral” foi utilizado inicialmente para descrever os emails que continham anúncios no fim da mensagem (mais precisamente no rodapé) convidando o leitor para experimentar algum tipo serviço virtual exclusivo.
A ideia “viralizou” rapidamente, alcançou vários acessos e muitos usuários compartilhavam esses emails com seus contatos, aumentando ainda mais o conhecimento sobre a marca ou o nome do negócio descrito nos anúncios.
Esse tipo “sutil” de marketing conquistou não somente a atenção das pessoas, como também abriu os olhos dos publicitários que descobriram uma forma versátil e dinâmica de promoverem suas campanhas com maiores chances de engajamento.
Hoje, o Marketing Viral pode ser definido por meio da exploração das redes sociais para o aumento de alcance das mensagens publicitárias de forma estratégica, no qual os usuários “infectados” compartilharão as ideias e propostas da marca/empresa com sua rede de contatos de forma voluntária.
E para viralizar, a mensagem compartilhada precisa atrair a atenção do público pelo lado emocional, com foco no bom humor e na comunicação direta com o leitor ou espectador, dependendo do tipo de material publicitário.
Como aplicar?
Antes de tudo, faça uma análise em suas redes sociais e tente identificar quais são os tipos de conteúdo que registram os maiores números de compartilhamento.
Você vai perceber que, no geral, eles foram elaborados a partir de uma história que visava despertar algum sentimento no público, seja por meio da reflexão dos valores que regem a vida em sociedade ou pela reprodução de situações atípicas do dia a dia.
Para aplicar o Marketing Viral, siga essas dicas e comece a produzir suas campanhas visando o alcance máximo de acessos na internet:
- Invista na originalidade: muitos utilizam uma ideia “viral” para a criação de uma campanha. Vídeos com milhões de visualizações, por exemplo, são exemplos de Marketing Viral, porém, a ideia aqui é a “inspiração” em conteúdos que foram recebidos com facilidade pela maioria das pessoas.
- Evite expor sua marca de forma explícita: prefira conquistar audiência oferecendo informação, entretenimento e prestação de serviço em suas campanhas. Assim, o interesse no conteúdo será maior e você poderá associar sua marca ao fim da produção para que fique vinculada à conclusão da mensagem.
- Aposte na objetividade: reduza o tamanho dos textos, emails e do tempo de duração dos vídeos. Muitos realizam o Marketing Viral com gifs e o uso de hiperlinks, pois são maneiras ágeis e diretas de transmitir uma ideia e de redirecionar o leitor que estiver interessado em sua marca direto para uma página de cadastro.
- Provoque e lance desafios: os virais têm como característica o inusitado. Portanto, que tal desafiar seus leitores com jogos, enigmas e questões de lógica e conhecimentos gerais para tornar seu público mais participativo e engajado com a sua marca? Insira frases do tipo “Quer saber qual a resposta deste desafio? Então clique aqui e descubra!” no fim das mensagens em suas campanhas e acompanhe a repercussão.
Veja mais sobre o assunto neste link e não perca a oportunidade de melhorar a performance de seu negócio na web com essa técnica de publicidade eletrônica.
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Até lá!