Definir a estratégia de atuação e planejar o cumprimento de cada etapa de um projeto são funções de grande responsabilidade e demandam muitos estudos de mercado por parte da gerência e administração.
Para alguns profissionais dessas áreas, o planejamento estratégico é o resultado da definição de aplicações financeiras em maquinário, recursos humanos e tecnologia, porém, mesmo que a empresa tenha muito capital, todo o investimento será em vão sem a devida conclusão da estratégia que orientará e direcionará todos os esforços na busca das necessidades e desejos comerciais da organização.
Sendo assim, decidimos relacionar neste artigos os principais erros que são cometidos na elaboração do planejamento estratégico, que tem a função de condicionar a forma de atuação de cada setor da empresa no alcance de suas metas no mercado.
A importância do planejamento estratégico
Nem todas as empresas querem a liderança em seus nichos, assim como também a busca por mais clientes não é algo comum à todas as organizações.
Muitas querem satisfazer apenas uma parcela do mercado e para isso especializam seus produtos e serviços visando exclusividade e personalização. Ao mesmo tempo, há um grande número de empresas que querem expandir suas marcas à nível internacional, o que demanda investimentos em infraestrutura, qualificação profissional e parcerias.
E com relação à sua empresa? Qual é o público que você quer e pode atender atualmente? Em quais regiões quer atuar e que tipos de produtos e serviços pretende oferecer nos próximos anos?
É a reflexão sobre todas essas questões que efetivamente dá origem ao planejamento estratégico, sendo que os erros mais comuns de sua elaboração advêm da falta de análise dos elementos que correspondem aos “porquês” de ser e de agir de uma empresa.
5 Erros comuns do planejamento estratégico
Estes são os erros mais recorrentes na elaboração de um planejamento estratégico:
Uso insuficiente de informações
Todo o planejamento deve estar baseado em fatos, pesquisas e informações sólidas sobre o mercado e o comportamento dos consumidores com relação às novidades e formas de atuação das empresas.
Muitos gestores não realizam estudos de campo, não checam os dados de suas planilhas e não confrontam os “indícios” levantados com a realidade em seus respectivos ramos de atividade, dando origem a um dos erros mais catastróficos para o sucesso de toda a organização.
Falta de objetividade na delegação de funções
O sucesso de um planejamento estratégico é o resultado da soma de esforços dos setores, que precisam desenvolver ao máximo a comunicação organizacional para que as falhas e os erros sejam evitados.
Portanto, é imprescindível que cada colaborador saiba claramente quais são suas responsabilidades dentro da empresa, pois se todas as “peças” funcionarem, os riscos de erros no planejamento serão mínimos.
Não definir metas
Atingir o objetivo é a tarefa mais importante de uma organização, porém, “chegar lá” exige o rompimento de barreiras, a superação de desafios e a conquista de metas que vão preparando a empresa para as melhores oportunidades do mercado.
Traçar objetivos e não definir as metas é um dos erros comuns do planejamento estratégico que costuma ser praticado por empresas de pequeno, médio e de grande porte.
Focar somente no plano A
Com as constantes mudanças no cenário econômico, nenhuma empresa está a salvo da necessidade de adequação do planejamento estratégico.
Muitas desenvolvem suas estratégias focadas em um objetivo, dedicando todos os investimentos a este propósito, o que é arriscado, pois no mundo dos negócios nada é garantido e um momento de crise pode ser fatal para as empresas que não possuem um “plano B” de atuação.
Não definir datas para reuniões e análise de resultados
É um erro muito comum do planejamento estratégico, pois em muitos casos as equipes só se comunicam quando os problemas organizacionais já atingiram boa parte dos processos.
É fundamental que o gestor assuma a responsabilidade de líder e conduza os demais colaboradores a partir das informações que eles lhe passam, principalmente relacionadas à insatisfação no trabalho e sugestões de melhorias.
Não deixe de relacionar no planejamento estratégico as datas de reuniões para análise de resultados, que podem ser realizadas nos dias finais de cada mês ou conforme o cronograma que melhor se adequar ao calendário da empresa.
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