O Facebook é a rede social mais utilizada em todo o mundo e conta com cerca de 1,6 bilhão de usuários que acessam seus perfis diariamente por motivos pessoais e também profissionais.
Com um número ascendente de profiles e toda sua credibilidade, não há dúvidas de que o Facebook é a melhor “vitrine” da internet para quem deseja expor ideias e conceitos visando audiência, popularidade e contatos de trabalho em um ambiente interativo e repleto de conteúdo relevante ao mundo dos negócios.
Se você tem uma fanpage (página direcionada à divulgação de empresas, marcas e associações em geral), deve saber que nem sempre é fácil impulsionar as publicações orgânicas, uma vez que é possível pagar por maior visibilidade e divulgação de suas postagens.
Hoje, vamos te passar alguns métodos que ajudam (e muito) na promoção das publicações de uma fanpage.
Então, se você deseja impulsionar o engajamento de seus leitores, acompanhe este artigo até o fim e aproveite nossas dicas para expandir a participação de sua página na maior rede social do planeta!
Como impulsionar engajamento em sua fanpage?
Separamos 5 ações que você pode adotar no gerenciamento de sua fanpage para a conquista da participação do público em suas publicações e campanhas no Facebook.
Monitore sua audiência
Você sabia que precisa escolher o horário correto para realizar suas publicações? Além de controlar a densidade de postagens, é muito importante ficar atento com os momentos de pico de sua audiência, sendo fundamental acompanhar os relatórios de acesso na aba “gerenciar página” do Facebook.
É claro que algumas postagens são “urgentes”, pois estão relacionadas com acontecimentos de grande impacto social e mercadológico, porém, para as matérias e artigos programados, opte por postá-los nos horários de maior acesso por parte dos leitores (geralmente das 10:00h às 19:00h).
2. Use muitas imagens e infográficos
A maioria dos internautas prefere consumir conteúdos visuais e audiovisuais nas redes sociais, portanto, os textos devem ser oferecidos preferencialmente aos usuários que queiram se “aprofundar” em um determinado assunto.
Para isso, use hiperlinks “clique aqui” para redirecioná-los às páginas com conteúdo textual. Isso ajuda a impulsionar o engajamento em sua fanpage, pois a comunicação visual é dinâmica e de fácil interpretação pelo grande público.
3. Responda aos comentários marcando seus leitores
Essa é uma atitude que “valoriza” a participação dos leitores em sua página, que se sentirão motivados a continuarem comentando, compartilhando e curtindo suas publicações.
4. Produza seus próprios conteúdos
A grande maioria das fanpages compartilha notícias e artigos de sites e blogs de diversos domínios, algo que não ajuda muito quando o objetivo é impulsionar o engajamento na página. Produzindo seus próprios conteúdos, além de mostrar que você entende dos assuntos abordados nos posts, você estará investindo em sua marca/identidade na internet, agregando valor e oferecendo ao público exclusividades e benefícios que eles só encontrarão em sua fanpage.
5. Faça listas e dê dicas aos leitores
Você já deve ter lido algum artigo “tipo lista”, que relaciona as melhores (ou piores) opções de um determinado tema ou assunto (filmes, músicas, jogos, países, comidas, etc). Posts deste tipo recebem muitos cliques, pois as pessoas sempre querem “confirmar” suas percepções e julgamentos sobre algo ou alguém. Além disso, as matérias com dicas e que ensinam “como fazer” determinadas tarefas são essenciais para o engajamento de público, seja qual for o tipo de conteúdo desenvolvido em sua fanpage.