Quem trabalha com vendas sabe como é difícil conquistar novos clientes, assim como quem é prestador de serviços também precisa se superar diariamente para sobreviver em um mercado de trabalho de alta concorrência e de grandes desafios aos empreendedores.
E se para atrair os clientes é necessário muito trabalho, imagina só quantos esforços devem ser empregados para que eles sejam “fiéis” à sua marca, mesmo com a grande quantidade de ofertas e as campanhas que prometem descontos e benefícios exclusivos do mesmo produto ou serviço com o qual sua empresa trabalha?
Nesse caso, é preciso investir no feedback e acompanhar bem de perto as mudanças no comportamento do público consumidor, que tende a demonstrar fidelidade por marcas que promovem descontos, sorteios e promoções aos seus clientes.
Sendo assim, elaboramos uma lista com 7 dicas que vão te ajudar a aumentar a fidelidade dos clientes e que certamente trarão muito mais segurança para a continuidade de seus projetos. Confira!
7 dicas de como aumentar a fidelidade dos clientes
Tire todas as dúvidas deles
O que mais vemos por aí são clientes insatisfeitos com marcas que prometem benefícios e oferecem prejuízos com seus produtos “confusos” e seus serviços “amadores”.
Se você for vender um celular a alguém que demonstra pouca familiaridade com aparelhos telefônicos, não custa nada explicar de antemão as funções básicas e as limitações da mercadoria, até mesmo para evitar reclamações posteriores.
Isso fideliza o cliente, pois ele sentirá confiança em sua atuação e saberá que você não quer apenas vender um produto, mas sim oferecer soluções e facilidades a ele.
Garanta descontos
É justo oferecer descontos aos clientes que dão preferência à sua marca em detrimento das inúmeras opções que existem no mercado.
Facilidade de parcelamento e redução do valor original das mercadorias para pagamentos à vista são boas ações que ajudam a fidelizar clientes com muito mais facilidade.
Serviços de entrega
Muitas compras são canceladas quando o cliente descobre que a empresa não realiza serviços de frete nem mesmo quando o endereço de entrega fica na mesma cidade do solicitante.
Portanto, verifique a possiblidade e garantir esse serviço de forma gratuita aos consumidores de seus produtos, principalmente para as vendas na internet.
Invista na qualificação de seus funcionários
Seja pelo atendimento telefônico, chat ou mesmo na loja, os clientes devem ser tratados da melhor forma possível, sobretudo quando estão estressados por alguma situação vivenciada com os produtos e serviços da empresa.
Neste caso, é fundamental oferecer treinamentos aos funcionários para que eles saibam contornar os conflitos e possam sugerir soluções que satisfaçam as necessidades do cliente e também da empresa.
Trabalhe com prazos de garantia e com a troca de mercadorias
Essas são formas diretas de dizer ao cliente que o seu produto é de qualidade e que ele pode experimentar outras opções caso não fique satisfeito com alguma compra ou serviço contratado.
Estabeleça prazos de garantia de acordo com o tempo de vida útil estipulado para a mercadoria e firme políticas de troca de produtos desde que estejam em perfeito estado de conservação.
Promoções
Você pode presenter seu cliente com algum produto de sua loja no mês de aniversário dele ou oferecer-lhe descontos na compra de dois ou mais itens do estoque.
Essas são ideias de promoções que realmente funcionam para quem deseja aumentar a fidelidade dos clientes sem perder o foco nas vendas e na lucratividade a médio e longo prazo.
Realize cadastros e contratos, quando necessário
O cliente sentirá mais segurança ao comprar em uma loja que já possui seus dados cadastrais, pois assim poderá solicitar um cartão de parcelamento quando preferir.
Da mesma forma, os contratos também fidelizam o cliente, pois demonstram a preocupação de uma empresa com o cumprimento de suas responsabilidades, já que muitas fogem desse tipo de relação contratual justamente por não oferecem produtos e serviços de qualidade.
Gostou da lista de sugestões de como aumentar a fidelidade dos clientes?