Sabemos que mídia social não é só ter um perfil no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, etc, esse trabalho vai além de criar um perfil, precisamos ter em mente que é necessário fazer com que os usuários sejam clientes.
Quando vamos criar um processo de criação de conteúdo, muitas vezes cometemos erros sem perceber, e caso algo dê errado é bem provável que você não alcance as metas esperadas. Mas então,como ter um plano de marketing para as mídias sociais eficaz e que de fato se interaja com o cliente? Para fazer um bom plano de marketing corretamente é necessário seguir a resposta das perguntas abaixo:
01- Que metas você tem para usar a mídia social?
Isso vai depender muito do perfil e das necessidades de cada empresa, sabemos de fato que um perfil na rede social proporciona visibilidade, engajamento e conversões. Para ter bons números na rede é necessário uma estratégia bem definida.
Se você já sabe onde quer chegar, tenha isso pré-estabelecido, procure criar uma página/perfil de acordo com o seu nicho de mercado, para que o conteúdo seja bem aproveitado pelo usuário naquele momento. Você pode até utilizar a rede social como sac 2.0 para tornar mais ágil a solução de problemas.
02- Quem irá manter a gestão da sua rede social ?
Quem trabalha com mídias sociais de sua empresa precisa saber a respeito de marketing, métricas, produção de conteúdo, gestão de comunidades e design gráfico e, inclusive, fazer a conversão entre redes sociais em clientes e lucros, logo temos ciencia que este é o objetivo de qualquer empresa. Porém, nos dias atuais buscar um profissional que atenda aos requesitos é quase impossível. Crie uma equipe com analista de mídia social, analista de comunidade, designer gráfico e jornalista, ou até se for o caso contrate uma agência – essa atitude pode ser prática e trazer vantagens em muitas situações.
Caso sua empresa seja iniciante, o correto é contratar um profissional de marketing – ou se preferir pode pedir o serviço de uma pequena empresa que trabalha com mídias sociais.
03- A empresa deve manter perfil em todas as redes sociais?
O primordial é manter o foco, e saiba fazer a escolha dos canais de acordo com o caminho que quer seguir. Busque uma rede social que mais combina com a empresa e o público da mesma. Não é necessário ter todos os perfis no início.
À medida que cresce o conhecimento sobre o que sua empresa tem para mostrar, a partir daí, sim você deve investir em outras redes, mas veja se realmente ela é estratégica – lembre-se que não é somente desenvolver o conteúdo, mas ter interação com o público.
Em redes sociais é correto postar de duas a cinco postagens ao dia, fique de olho nos horários, deixe os conteúdos bem distribuídos, assim fica mais fácil de todos os usuários terem acesso, alterne os conteúdos entre as redes sociais.
04- Como fazer a conversão entre usuários em clientes?
Não há caminho certo para que usuário venha a se tornar cliente, logo as redes sociais têm ajudado e muito nessa tarefa criando vínculo com o público, olhando mais de perto, podemos compreender o que realmente o público quer e necessita, com isso é possível criar promoções segmentadas e buscar ideias para desenvolver novos produtos. Tais fatores contribuem para elevar as vendas. É preciso fazer análise do negócio e buscar um rumo certo para utilizar corretamente o funil de conversão.
05- O que precisamos evitar?
Jamais tenha pressa, mídias sociais requer foco e estratégia. Seja objetivo, tudo tem que ser produzido corretamente e sendo bem elaborado a chance de algum fato não dar certo é mínima e assim você irá perceber que a mídia social será uma grande aliada para sua empresa.
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