Como diagnosticar seus problemas de tráfego com estas ferramentas de SEO

Acredite ou não, SEO não é algo muito complexo. Na maioria dos casos, trata-se das coisas mais óbvias do senso comum, como a estrutura do site, cópia relevante bem escrita, títulos de página descritivos cuidadosamente selecionados, etc. Alguns problemas mais complicados podem ocorrer (aqueles que requerem ajuda profissional ) De vez em quando, mas na maioria dos casos, você pode identificar e corrigir coisas com estas ferramentas de SEO que você vai ver agora.

1. Links e Redirecionamentos quebrados

É o problema mais difundido, tanto para sites grandes como pequenos.

Há muitas razões pelas quais uma página pode deixar de existir. Um número estimado de 37.000 sites são invadidos a cada dia o que resulta em centenas de milhares de páginas inexistentes e redirecionamentos quebrados.

Enquanto links quebrados têm sido um problema grande, ele é geralmente ignorado. Não só estas ligações quebradas realmente prejudicar o seu SEO, elas também fornecem um enorme obstáculo para a usabilidade do seu site. Na verdade, a usabilidade é a maior preocupação aqui. Não há nada mais frustrante que um link que leva um usuário em lugar nenhum. Na maioria dos casos, isso resulta em uma conversão perdida.

A ferramenta

Netpeak Spider é um dos rastreadores mais rápidos, mais flexíveis, ele ajuda você a passar por todo o seu site e encontra esses links para corrigir. Ele irá alertá-lo de links quebrados e avisá-lo de quaisquer redirecionamentos para você verificar se esse link ainda está levando os usuários onde era para levar.

A razão pela qual eu prefiro a ferramenta é que ela é bastante fácil de configurar.

Para sites menores, WordPress-run, há também este plugin incrível que irá passar por todos os seus links e deixá-lo rapidamente. Ele também irá verificar links externos na seção de comentários para permitir que você corrija:

 

2. Palavras-chave em falta

Os motores de busca ainda dependem fortemente de palavras-chave. E sim, eles ficaram mais inteligentes e você não pode alcançar rankings mais altos simplesmente usando suas palavras-chave mais frequentemente. Mas você pode aumentar seu tráfego, expandindo a lista de palavras-chave que você usa e, em seguida, criar conteúdo aprofundado usando as palavras-chave em lugares proeminentes.

A falta de palavras-chave relevantes em suas tags de cópia e título do site é muitas vezes o problema real que você está recebendo menos tráfego de referência de pesquisa do que seus concorrentes. Às vezes, os proprietários do site são muito focado em 2-3 conjuntos de palavras-chave e não se importam em otimizar quaisquer outras frases. E alguns proprietários de sites escrevem conteúdo em torno das palavras-chave que ninguém procura.

Descobrir palavras-chave mais promissoras que poderiam conduzir as pessoas a partir de resultados de pesquisa para o seu site é na maioria das vezes a chave para aumentar o tráfego do site.

A ferramenta

Serpstat tem um recurso legal chamado “palavras-chave ausentes”, permitindo que você pesquise quais palavras-chave seu site não possui. Insira o URL de uma das suas páginas já classificadas (por exemplo, a página inicial) e clique em “Palavras-chave ausentes”.

A ferramenta irá identificar automaticamente os seus concorrentes e encontrará as palavras-chave que classificará, e também ela vai sugerir uma das páginas do seu site que poderia classificar para esse termo (com base no título da sua página).

3. Alta taxa de rejeição

O debate se uma alta taxa de rejeição afeta seus rankings ou não é tão antiga quanto SEO. Uma teoria inteligente é que provavelmente não é a taxa de rejeição por si que afeta rankings, mas sim o tempo de permanência (“quanto tempo leva um usuário para voltar aos resultados de pesquisa depois de clicar no seu”).

A ferramenta

A maneira mais óbvia de verificar e comparar a taxa de rejeição de seu site é o Google Analytics, é claro. Uma maneira mais produtiva de manter um olho em sua taxa de rejeição é um aplicativo chamado Whatagraph . Ele verifica seu diário do Google Analytics e envia um relatório útil contendo as páginas do seu site com a taxa de rejeição mais alta.

 

Se você gerencia muitos sites, você pode usar o Cyfe para criar um painel que consolide todo o widget:

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