Uma das atividades do dia a dia para quem trabalha com marketing digital é procurar maneiras que otimizam a coleta de dados do público para criar, por exemplo, campanhas online e administrar a publicidade de forma mais efetiva. Um gerenciador de tags é fundamental para que não atrase esse processo, ou ainda que colete os dados corretos.
O Google disponibiliza de forma gratuita seu gerenciador de tags, que centraliza todas as tags do seu site, evitando sobrecarregamento.
O que é uma tag?
Antes de falar sobre o gerenciador de tags do Google é fundamental entender a importância da tag para seu site.
A tag são códigos que pode coletar dados de tráfego do seu site ou ainda avaliar o comportamento dos visitantes, por exemplo. Isso é importante para avaliar o desempenho do seu site.
Por exemplo, se você usa o Google Analytics, você precisa adicionar essa tag no seu site. O mesmo acontece se você cria campanhas no Facebook, você precisa colocar a tag no site.
Por isso, a tag é importante para avaliar como o seu site pode ir sendo aprimorado.
Como funciona o gerenciador de tags do Google
Toda vez que você adiciona uma nova tag, é necessário inseri-la na codificação do site. Você pode fazer isso por conta própria ou pedir para seu programador. No entanto, esse processo demanda um tempo que não precisa ser desperdiçado, e é pensando nisso que o gerenciador de tags do Google foi criado.
Ele é chamado de Tag Manager (GTM) e é responsável por centralizar em uma só plataforma todas as suas tags. Em vez de ter que instalar cada tag no site, pelo gerenciador você consegue criar a tag, que já é aplicada na codificação do seu site.
O Tag Manager é uma tag de contêiner, ou seja, não elimina suas tags, mas apenas possibilita que você mesmo consiga gerenciar suas tags e implementar tecnologias de acompanhamento, sem precisar da mediação do programador ou da equipe de TI.
Mesmo para quem tem o Floodlight, por exemplo, que é um pixel de acompanhamento para plataformas do DoubleClick, podem usar Tag Manager para gerenciar as tags.
Por que ter o Tag Manager
Você ainda pode estar se perguntando como esse gerenciador de tags vai te ajudar na prática. Ao conectar a tag do Google Analytics com o Tag Manager, por exemplo, você consegue criar eventos, ou seja, quando o visitante do seu site clicar em determinado local ou realizar uma transação, isso é contabilizado na tag do Analytics, formulando dados.
Isso pode até ajudar a diminuir sua taxa de rejeição, que é quando o visitante acessa seu site e não realiza nenhum hit (download de algum arquivo ou uma compra, por exemplo). Com o Tag Manager você pode criar um evento de tempo, no qual o usuário ao ficar no seu site por 30s já contabiliza um hit que é enviado ao Analytics.
Além dos eventos também é possível criar conversões que ajudam a mensurar qual das plataformas estão convertendo mais. Por exemplo, você investe em Facebook e LinkedIn, ao criar uma conversão com o Tag Manager ele envia informações para o Google Analytics, assim você consegue descobrir qual rede social está trazendo mais resultados.
Com essa troca de informações, você não precisa adicionar ou modificar nenhum código, tudo pode ser feito pelo gerenciador de tags do Google.
Algumas outras vantagens:
- gerencia todas as tags do site ou aplicativo em uma mesma plataforma
- evita criar dados duplicados e elimina tags sem função
- pode ativar as tags para apenas quando forem necessárias, assim seu site carrega mais rápido
- consegue administrar vários sites e suas tags
- pode realizar testes antes de aplicar no site
- flexibilidade e rapidez para aplicação de tags
Para quem está pensado instalar o Tag Manager, não se preocupe! Você não só consegue adicionar novas tags, mas também pode migrar suas tags antigas para o gerenciador do Google, que ainda podem ser editadas e controladas como e quando serão disparadas.
Você não perde nenhum dado e ainda ganha muitos outras ferramentas que ajudam a acompanhar e aprimorar seu negócio digital. Vale a pena investir!