O ditado popular alega que a primeira impressão é a que fica e esta é uma das maiores verdades no ramo da publicidade e do marketing. Em um supermercado, por exemplo, quando não se conhece uma marca, somos influenciados a escolher determinado produto pela sua embalagem ou pelo design em si.
Nos dias de hoje, com o advento da internet, e principalmente por influencia da Indústria Cultural, muitas vezes a imagem vale mais do que o produto em si, e neste ponto o design influencia as vendas.
Um bom exemplo da importância do design nas vendas é que ao pensar em produtos, pensa-se principalmente na arte que os representa, que são chamadas logotipo. Mesmo sem mostrar tais imagens neste texto, é fácil que você lembre do logotipo da Coca-Cola, Nike ou do McDonald’s ao pensar em cada uma destas empresas.
Por isso, o investimento neste quesito deve ser prioritário, principalmente no começo de um empreendimento ou na fase de desenvolvimento de um novo produto, já que o design vai influenciar o consumidor a experimentar, ou não, a novidade.
Para o design influenciar de maneira correta, é preciso que ele reflita o que a marca quer passar. O que é a empresa é e como ela deseja ser vista?
No Brasil, temos o caso do Nubank, por exemplo. A startup é uma operadora de cartões de crédito que virou febre entre os jovens e tem um logotipo arrojado e moderno, tradução perfeita para uma empresa que funcional totalmente online.
Para uma startup, como o Nubank, por exemplo, ou outras empresas que estão começando, o peso de uma boa imagem recai de maneira ainda mais forte.
Se o logotipo de um empreendimento não for bem planejado, pode deixar a entender que esta é uma ação amadora, que talvez não fique tanto tempo no mercado, além de não criar um bom vínculo visual com os clientes.
No caso Nubank, o design passa credibilidade ao mesmo tem que transmite um frescor jovial, fatores que agrada jovens internautas, principais clientes da empresa, segundo levantamento interno da startup.
A importância do design para venda e inovação no mercado é uma discursão tão relevante que em fevereiro de 2017 a Netflix lançou Abstract, uma série que mostra diversos designers do mundo das mais diversas especialidades.
Dentre os profissionais entrevistados na primeira temporada estão Tinker Hatfield, responsável pelo design de alguns dos tênis mais vendidos da Nike, e Ralph Gilles, um dos mais importantes designers da montadora de carros italiana FCA.
Tanto Tinker quanto Ralph são a prova da importância de um bom design e faz os espectadores pensarem que a todo momento consumimos design e que tudo é amplamente pensado por pessoas que dedicam a vida a isto. Ao passo que é usado por empresas que entendem a relação que isto tem com as suas vendas.
Com a competição do mercado, principalmente em momento de crise, é necessário que uma marca se destaque na multidão e como a primeira impressão é a que fica, um bom design é essencial.
Tendo isto em vista, somando com a importância de um design possa refletir a empresa, a contratação de um profissional é fundamental. Deste jeito, o produto não ficará amador, passando credibilidade e tornando-o atrativo.
Em todos os estados do Brasil é fácil encontrar Escolas de Design que formam profissionais que entendem que trabalham da melhor forma possível marcas de diversas empresas. Com uma rápida pesquisa no Google é fácil encontrar pessoas da região que podem ajudar.