Para você que quer aumentar sua presença no meio digital, criar contatos com seu público e aumentar suas vendas, todo o processo começa com conseguir tráfego orgânico para seu site. É o tipo de fluxo de visitas que ocorre naturalmente, com usuários que procuram temas no Google e encontram seu portal bem posicionado.
Para cativar seus visitantes a continuarem retornando ao seu site, as empresas começaram a busca incessante pelo chamado de marketing de conteúdo. Produzir material de qualidade com informações de alto valor agregado para atrair e engajar o cliente em potencial.
No entanto, é muito importante primeiramente segmentar seu mercado de atuação e conhecer bem seu público-alvo. Pesquisar os hábitos, gostos, costumes e mais detalhes do seu usuário e gerar um modelo de personagem como quem vamos falar, o que denominamos de persona.
Dicas para conseguir aumentar o tráfego orgânico
Não será fácil conseguir elevar o tráfego orgânico do seu site. Não estamos aqui para enganar ninguém. Produzir contéudo de ótima qualidade demanda dedicação, foco, pesquisa, conhecimento e muito trabalho. O material produzido de forma consistente vai trazer mais e mais interessados ao seu site aos poucos. Alguns pontos a considerar:
- Otimização do site e do conteúdo com o trabalho de SEO (Search Engine Optimization) focado no crescimento e visibilidade do seu material pelo público. Vale a pena também conhecer sua concorrência e como trabalham. Veja oportunidades de onde melhorar e como se promover diante da audiência.
- Procure pensar sobre as palavras-chave do seu artigo. Descubra as tendências do seu ramo, o que está em alta nas pesquisas da sua persona, o que geraria retorno de envolvimento. Descubra ferramentas como o Google Trends, Adwords e Keywoord Tools e procure por termos específicos, relacionados, curtos, longos e sinônimos.
- Importante utilizar links: os internos geram maior tempo de visita do seu usuário, já que ele continua no site consumindo mais textos; e os externos atestam sua credibilidade.
- Explore redes sociais desde posts no Facebook e Instagram a vídeos no YouTube para aumentar sua presença no mercado digital e trazer conteúdo para seu público.
Conseguir tráfego orgânico: o poder dos textos
Inovadores, notórios, extraordinários e que entregam o prometido. Os textos relevantes impactam diretamente em como conseguir tráfego orgânico. Você pode dar informações gratuitas como ebooks para provocar interesse do seu público e fazê-lo retornar ao site. O visitante gosta de encontrar soluções para seus problemas. Tenha isso em mente.
A continuidade do bom material desenvolvido faz o usuário assinar uma newsletter e ampliar a confiança em você. Crie um rico conhecimento a ser colaborado. Para engajá-lo também, pense na emoção, faça o leitor sentir algo.
Para cativar o leitor, planeje cada parte do texto desde o título. Este é o principal atrativo para virem a conhecer seu material. Palavras de poder chamam a atenção. Trabalhar com temas como manual, guia, benefícios, listas, números, indicações de senso de urgência e convites para ação como experimente trazem a interação.
Adjetivos no título também são positivos assim como trazer técnicas para desvendar algo ou promessas de como tornar a viagem desejada uma realidade. A fidelização do público é uma vantagem competitiva em relação a outros veículos e você consegue mais tráfego orgânico.
Estratégias e acompanhamentos para conseguir tráfego orgânico
Após ganhar notoriedade com o conteúdo de qualidade de seu site, você tende a ver melhora nas taxas de conversão ao longo prazo. Porém, esse momento é crucial, pois você precisa acompanhar o alcance e os resultados obtidos por suas estratégias de desenvolvimento e ver como está seu tráfego orgânico.
Ferramentas como o Google Analytics são cruciais para ver as palavras procuradas pelo público, a permanência no site, de onde vem as visitas, entre outros. A análise dos resultados pode ajudá-lo a ajustar seus caminhos e mostrar novos rumos a explorar.
Está na hora de partir para a ação, mãos ao trabalho e vamos dar aos visitantes o melhor conteúdo de qualidade, com informações úteis e com bom desenho gráfico e visual no site.