O youtube é uma ferramenta de publicidade extraordinária, com uma base de usuários instalada em um valor superior a 1 bilhão de pessoas. Trata-se de um número impressionante, que mostra a força do site, como mecanismo de publicidade e uma fonte especial de exploração do chamado marketing digital.
Em um fenômeno emergente e ascendente, os chamados youtubers passaram a fazer parte do cotidiano da cena principal, mostrando a capacidade do youtube em formar pessoas famosas, bem sucedidas e com um sucesso financeiro e de mídia/marketing.
Para poder triunfar e ter um canal de sucesso, entretanto, não é tão simples assim. É preciso compreender bastante de marketing digital e estar adaptado as circunstâncias de um mercado muito dinâmico, como é o da internet.
Como saber aproveitar essa fantástica oportunidade que o youtube proporciona? É o que buscamos responder aqui neste artigo.
Cuidados importantes com os detalhes
Por mais que a força do video seja muito grande e os videos tenham uma capacidade de estimular a atenção que os textos normalmente não detém, é preciso saber ter a técnica adequada e o cuidado com alguns detalhes que não estão diretamente relacionados a imagem e ao som em si.
Por exemplo, é muito importante saber colocar um bom título no video. Ora, o título é o nome que chama a atenção do visitante, é o motivo pelo qual, a priori, o video está sendo assistido. Por isso, desprezar a importância do título é o primeiro passo para não obter sucesso algum na publicação do seu canal.
Da mesma forma, é importante demais poder contar com uma descrição que seja, ao mesmo tempo, detalhada e precisa. Uma descrição pouco ilustrativa não faz com que a video seja bem explicado, fazendo com que muitas pessoas desistam de assistir o video – isso significa que o canal está a caminho de fracassar.
Portanto, cuidado com os detalhes.
Use e abuse de tags
As chamadas hashtags tem uma importância muito grande, servindo para estabelecer conexões entre os videos e os mais variados temas possíveis. Inclusive, não tenha vergonha de ver as tags que funcionam em outros videos e canais: os melhores canais precisam servir como referência, sim, para que o seu canal possa também obter sucesso.
Converse e interaja com o seu público alvo
É muito importante poder conversar e mostrar para o seu público que você não está alheio a eles! Ter essa interatividade com as pessoas faz com que elas se sintam parte de um processo de inclusão, muito importante na internet nos dias atuais – especialmente levando em conta a força da chamada cultura colaborativa (ou participativa), que é a força motriz da relação entre público e cliente hoje na web.
Por isso, para que o seu canal no youtube tenha sucesso, sempre faça questão de conversar com o público, deixando a caixa de comentários aberta e respondendo as perguntas que são feitas, com velocidade e simpatia, se possível.
Saiba dar poder a capacidade de compartilhar e incorporar os seus videos
Incorporar e compartilhar os videos traz um poder enorme para quem gosta de desenvolver os seus canais, porque anuncia e distribui os videos via outras páginas na web, especialmente relacionadas ao seu conteúdo.
Firmar parcerias, compartilhando e fazendo com que os outros sites possam incorporar os seus videos pode trazer benefícios para os sites e também para o canal. Procurar sites com temas relacionados, entrevistar os seus donos e interagir com eles pode transformar a relação do canal com o público e fazer com que você atinja um público muito maior do que o pretendido inicialmente.