São novos tempos na internet, especialmente quando o assunto é marketing. São várias as opções disponíveis, a partir do desenvolvimento e popularização da internet web 2.0 e da transformação a partir das redes sociais e da interatividade massificada.
De tal forma, a relação das pessoas com os anúncios publicitários mudou totalmente, fazendo com que o facebook passasse a ser visto de uma maneira distinta, como um mecanismo publicitário de grande importância. Da mesma forma, o marketing digital em si tem também uma importância ascendente, mostrando a capacidade de publicar e anunciar produtos, ideias e apresentações com um nicho específico, pretendendo atingir um grupo alvo.
Consequentemente, se tornou bem mais variado o marketing na internet, de modo que passou a surgir a dúvida: afinal, seria melhor publicar e anunciar via marketing digital ou via facebook marketing?
Esta e outras perguntas serão respondidas a partir de agora, neste artigo.
O que são, afinal, facebook marketing e marketing digital? Quais as diferenças?
De certa forma, ambos são formas de marketing, ou seja, de publicização e publicidade de conteúdo com objetivos específicos, ou seja, agregar valor a um produto, empresa ou pessoa física, com foco em algum público alvo.
O facebook marketing utiliza, como o nome diz, a base instalada do facebook, a rede social criada por Mark Zuckerberg. O facebook apresenta um conjunto de regras e uma estrutura para a publicação dos anúncios, feita de forma extremamente específica e bem analítica, visando a obtenção de resultados imediatos e com acurácia.
Por sua vez, o marketing digital utiliza outros sites e redes sociais, sendo praticamente um gênero, do qual o facebook marketing é uma espécie. O marketing digital pode ser vinculado com o google, especialmente. Neste caso, o conhecimento em SEO e outros mecanismos tem uma importância enorme, fundamentalmente para colocar seu anúncio em bom lugar em sites de busca.
A pergunta que não quer calar: qual o seu objetivo na divulgação do seu anúncio?
Esta pergunta tem uma importância muito significativa na eleição da melhor opção para o seu trabalho, visto que facebook marketing e marketing digital não são exatamente a mesma coisa e não estão para os mesmos objetivos (não necessariamente).
Caso seu objetivo seja atingir um público específico, mas de uma região mais massificada, talvez a melhor opção seja apostar pelo marketing digital, visto que ele contém um valor agregado um pouco diferente do valor do facebook marketing.
O marketing digital está mais amplo,mais diversificado, do que o facebook marketing, de modo que, caso o objetivo seja fazer com que a empresa ou a pessoa física sejam mais conhecidas, indistintamente, então a melhor opção deve ser o marketing digital.
Por sua vez, o facebook marketing se apresenta como o cenário ideal para uma publicidade mais restrita, mais específica, com objetivos muito bem definidos. Por exemplo, no caso de uma psicóloga, se ela pretende divulgar o seu trabalho para um público bastante específico de uma cidade em si, então a melhor forma parece ser o facebook marketing, visto que a capacidade de divulgação se apresenta diferente.
Facebook: a força do conteúdo relevante
O facebook marketing, aqui no Brasil, detém cerca de 90% do mercado de quem acessa a internet, ou seja, metade da população brasileira tem acesso ao facebook. Então, de certa forma, por mais que seja um pouco mais restrito, o facebook alcança praticamente todos os usuários que possuem internet.
Por isso, investir no facebook marketing é uma opção que não restringe tanto assim a capacidade de publicidade do tema, visto que o público alvo acaba sendo diferente muito mais por conta de um aspecto ligado aos algoritmos de relevância do facebook do que por conta de ser uma rede social – praticamente são as pessoas pessoas que usam os espaços do marketing digital.