O “Affiliate Marketing” é um mecanismo de publicidade online, com enorme repercussão nos Estados Unidos, a partir da Amazon.com, desenvolvendo-se a seguir ao longo do mundo.
O marketing de afiliados é um desdobramento do marketing digital, possuindo algumas características que fazem com que empreendedores possam se desenvolver de uma forma mais veloz e útil, a partir de uma pequena revolução no processo de marketing online.
A partir de mídias de programas de afiliados, é possível relacionar grandes anunciantes a produtores de conteúdo, como blogueiros e administradores de bases de marketing via e-mail.
Estabelece-se, dessa forma, um processo no qual todos vencem, especialmente a partir
A evolução da internet como plataforma
Novos mecanismos de desenvolvimento de marketing passaram a ser possíveis a partir da internet Web 2.0 e Web 3.0, especialmente com um público alvo mais inteligente e com um nível de exigência alto.
Desta forma, o marketing de afiliados surge como uma possibilidade vantajosa para expandir negócios na internet, com a divulgação de produtos e uma comissão sendo recebida, especialmente levando em conta a capacidade de esse afiliado poder ser uma vitrine importante.
A figura do afiliado e a figura do vendedor
Existem, basicamente, dois sujeitos nesse tipo de negócio (além, é claro, do cliente): o afiliado e o vendedor. O primeiro nasce com o objetivo de poder fazer com que a sua audiência no blog, no site ou na sua página na rede social seja utilizada para fazer com que aquele produto seja visto por alguém com interesse nele, ou seja, um potencial cliente.
Isso faz com que o produtor possa ter interesse em formar uma parceria, visto que aquele potencial comprador está ali, a disposição, prester a ser induzido – bastando apenas uma isca.
O e-commerce mundial depende dessas e outras informações, que estão vinculadas aos negócios diários – disponíveis a partir do processo de personalização do perfil do visitante da internet, possível através da cultura colaborativa e da internet web 2.0.
As vantagens do marketing digital e do marketing de afiliados
O marketing de afiliados detém uma capacidade excelente de produzir lucros para todos, primeiro em função de que o mesmo não tem uma despesa necessária por parte de quem o fabrica, por assim dizer.
Esta característica faz com que o valor das comissões seja bem útil, em percentuais que variam de empresa para empresa, mas que sempre são significativos e valem a pena.
Ganhar dinheiro na internet não é uma miragem ou um sonho distante.
Entender o canal de divulgação: importante para potencializar o marketing de afiliados
Expandir o negócio do marketing de afiliados por meio das mais diversas plataformas é uma ótima ideia, mas que precisa ser bem desenvolvida – para isso, é preciso compreender bastante sobre as plataformas diversas.
Normalmente, são três as plataformas possíveis para a expansão deste segmento de marketing: site ou blog, e-mail e as redes sociais. Por meio destes, é preciso analisar produtos, oferecer ofertas e descontos e anunciar com eficiência e com uma capacidade de observação coerente com o público alvo envolvido.
Blogs normalmente são mais acessíveis a análises de produtos, por exemplo. Os chamados reviews são vistos como importantes para todos aqueles que desejam realizar uma compra em determinado segmento. Por exemplo, é comum hoje ver pessoas que, antes de realizar a aquisição de um veículo, observam em vários sites o que os seus semelhantes postaram, comentando a respeito.
As redes sociais, por sua vez, se adequam mais a sorteios, promoções e outras oportunidades nesse segmento, dado o seu perfil mais pessoal e mais descontraído, por assim dizer, sendo a produção de conteúdo, muitas vezes, menos específica.