SEO é a sigla do momento para a publicidade na internet. Com a disputa cada vez mais acirrada entre as empresas para poder se destacar no mercado digital, conseguem se sobressair aquelas que detém os conhecimentos mais específicos e qualificados de SEO. Mas, você sabe o que é SEO?
SEO é uma sigla correspondente ao termo inglês “Search Engine Optimization”, significando, em uma tradução literal, Motor de otimização de pesquisa. Na verdade, tudo que os sites que busca utilizam para poder rankear (qualificar, ordenar) os sites quando da busca pelo usuário, dependem das técnicas SEO.
Em outras palavras, sem as técnicas SEO é impossível colocar o site em uma posição interessante na lista do Google. E, ora, existe uma dependência enorme dos sites de busca, para todo aquele que quer ser visto (e bem visto) na internet.
Portanto, é preciso conhecer estas técnicas, com conhecimento analítico e adequado, para poder colocar os sites em destaque nas pesquisas do Google. Como? É o que explicaremos a partir de agora.
Nível de força da palavra-chave
Investir nas palavras-chave tem um peso determinante para todo e qualquer site que deseja ser bem visto na internet. A palavra-chave é aquela que define o que vai aparecer na hora da busca. Uma técnica de sucesso é o Keyword Planner, para poder efetuar o controle de determinada palavra chave na busca. Ferramenta fundamental para o desenvolvimento de qualquer profissional interessado em marketing digital.
Controle sobre o ranking do google sobre um tema específico
É possível realizar uma espécie de acompanhamento sobre alguma palavra-chave, com o foco em trazer o site em específico para as primeiras posições nas pesquisas.
Um programa muito interessante para poder realizar isso é o SEMrush, que facilita o monitoramento das posições nas pesquisas do Google, com várias ferramentas secundárias, como filtro de data, percentual de melhora, dentre outras ótimas opções.
Programas que aglutinam todas as análises
O SiteTrail, por exemplo, é um programa que tem como objetivo realizar uma análise completa e detalhada sobre mídias sociais, SEO, tráfego, domínio, dentre outros aspectos. Oferece um nível de análise impressionante e que não custa nada: o programa é gratuito.
Certamente uma das melhores opções para otimização de SEO.
Serviços de linkbuilding
Esta modalidade de serviços é baseada no algoritmo do Google, fazendo com que o mesmo compreenda – por meio de um procedimento bastante detalhado – a lógica para que a relevância nas pesquisas Google aumente em um tema específico.
É possível recomendar o programa Ahrefs com este objetivo, ou seja, melhorar o tráfego nas buscas, monitorando o nicho específico do seu site e avaliando o nível dos competidores diretos, analisando detalhadamente em que eles podem estar levando algum tipo de vantagem.
Estratégias de marketing para a empresa em si
O mercado de marketing digital está se tornando tão amplo que permite até que algumas empresas possam se dar ao luxo de desenvolver ideias para o marketing online da própria empresa, ao invés de focar em técnicas SEO meramente.
O HubSpot é um dos melhores programas neste nicho, contendo um relatório capaz de compreender a presença (ou não) de novos visitantes no site, o engajamento (ou seja, até que ponto o visitante passa a ser, de fato, um cliente – acessando com maior frequência e regularidade – além da opção Analytics, que se refere a comparação efetiva, neste caso, com outros sites do mesmo perfil (ou seja, a comparação de sites de notícias com sistes de notícias, sites de esportes com outros do mesmo tema, dentre outros).
Eis algumas das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento deste mercado impressionante, que é o marketing digital com análise SEO.