É curioso o fato de que ainda existam algumas empresas que resistam ao uso de publicidade/ marketing digital em redes sociais, especialmente levando em conta que a revolução que a internet web 2.0 proporciona não é temporária e os efeitos já estão se tornando cada vez mais evidentes.
Mesmo assim, existe alguma resistência, ainda, ao uso das mídias sociais para esses fins. Desta forma, preparamos uma lista de aspectos positivos – e alguns negativos, também – da utilização das redes sociais pelas empresas para fins publicitários.
A internet detém características menos interativas do que as redes sociais em si, que foram praticamente construídas para esse objetivo. Entretanto, se compararmos ambas a qualquer outro mecanismo publicitário offline, por assim dizer ,é evidente que o resultado vai sermuito positivo para a interação digital.
As redes sociais possuem uma quantidade de usuários alucinante, hoje em dia, sendo muito importantes para praticamente todas as pessoas.
A imagem da empresa se torna mais moderna e atual
A palavra do momento, hoje, é interatividade, de modo que as pessoas querem estar sempre conectadas e em contato com as novidades no mundo atual, veloz, dinâmico e inteligente. Desta forma, é evidente que a imagem de qualquer empresa deve estar vinculada a esses valores, demonstrando capacidade de sucesso e de atender aos anseios de seus clientes.
Resistências quanto ao tempo de uso e a ausência de controle por parte da empresa
Alguns dos principais argumentos para a não utilização de determinadas redes sociais para a publicização de anúncios tem relação, basicamente, com dois aspectos. Talvez o mais importante deles, na visão das empresas, seja a ausência de capacidade de controle, com relação ao que se publica e se procura atingir como meta.
Isso se dá em virtude da interatividade das redes sociais, que faz com que as mensagens não percorram um mero caminho vertical, de aceitação por parte dos clientes. A formação do conteúdo é de perfil bilateral, participando ativamente dele a base de usuários instalada, especialmente levando-se em conta que as redes sociais praticamente dominaram a internet nos últimos anos.
Outro aspecto considerado negativo, teoricamente ao menos, relaciona-se a questão da disponibilidade de algumas empresas não ser suficiente para determinados controles de tempo. Isso acontece por conta de que a empresa precisa realizar, de fato, um controle sobre o que está sendo publicado e o que está sendo comentado (o que é bem difícil, levando-se em conta que não há como obter controle em alguns casos).
As empresas realmente possuem uma capacidade de aceitação dependente de vários aspectos, que podem ser criticados, comentados e explicados por todos os usuários das redes sociais, 24 horas por dia e 7 dias por semana, algo que exige uma demanda de tempo que parece assustadora em alguns momentos.
São outros tempos – não é como abrir e fechar a loja, ter um expediente e lidar com os clientes que podem chegar. Vai muito além.
Preço e conexão com os clientes: vantagens indiscutíveis
É relativamente barato publicar em mídias digitais, especialmente levando em conta o preço que é cobrado em outras vias. Além disso, a conexão que existe com os clientes específicos tem um peso muito alto, fazendo com que os nichos sejam atingidos com sucesso. Essa é uma virtude inegável das redes sociais e que tem tudo para ser assim por uito tempo.
Por mais que exista alguma resistência ainda, estar o tempo todo em conexão com os clientes, com as portas virtuais abertas, é uma tendência que dificilmente será revertida. Esse é o futuro… e o futuro chegou.