Os LEADs são e-mails que podem ser usados para a exploração de uma espécie de um marketing de relacionamentos para um site, de modo a que aquelas pessoas que cadastram o e-mail na página possam receber informações do site e da empresa.
Isso significa que o LEAD deve ser bem explorado nas páginas dos sites, principalmente com o objetivo de fazer com que as pessoas visitantes se sintam estimuladas a acrescentar o seu e-mail ali, na página, para receber as informações e fazer pate de uma lista de contatos.
A força do E-mail marketing e os tipos de leads
Este tipo de marketing digital está em ascensão e tem como objetivo a divulgação de serviços, empresas, produtos, enfim, para a exploração da publicidade e da propaganda via caixa de entrada do seu e-mail.
Obter os chamados leads pode ser a partir de duas formas distintas, sendos elas “Double opt-in” e “Single Opt-in”. Na prática, são duas formas relacionadas a confirmação e redirecionamento para a página inicial ou apenas para o arquivamento do e-mail, sem o chamado redirecionamento.
O redirecionamento, portanto, apresenta a vantagem de fazer com que o usuário acesse a página, pelo menos duas vezes, além de manter o e-mail cadastrado, para que a página possa entrar em contato quando quiser ,com o objetivo de divulgar informações e estimular o retorno do usuário e garantir uma audiência para a página, organizando o chamado “engajamento”.
Saber anunciar as virtudes de um e-mail, uma boa forma de estimular o retorno do usuário
O usuário deve ser instigado a clicar nesse tipo de link, para poder acrescentar ali o seu e-mail e passar a receger o conteúdo do site. Esse tipo de método pode acontecer via promoções, por exemplo, no sentido de oferecer algum tipo de recompensa para que o usuário possa deixar o seu e-mail.
Existem outras formas, como, por exemplo, fazer com que o usuário acesse uma determinada parte da página apenas via cadastro de e-mail. No entanto, esse tipo de estratégia pode ser mais perigosa e gerar problemas para o engajamento, fazendo com que alguns usuários se irritem com o excesso de burocracia, por assim dizer, para poder alcançar o seu objetivo na página.
Preparar a segmentação de captação de LEADs, a melhor forma de produzir LEADs de forma orgânica
Uma estratégia interessante para a geração de LEADs está vinculada a produção de e-mails ou listas específicas para cada tipo de nicho de interesse, de modo a fazer com que o alvo atingido seja mais específico.
O marketing digital tem como um dos princípios a especificidade e isso vale também para situações que envolvem a captação de e-mails. É muito mais fácil, por exemplo, fazer um usuário de um videogame como um Playstation 4 a só receber e-mails ligados a PS4 do que fazer com que ele tenha de acessar conteúdos relacionados a qualquer tipo de aparelho de videogame.
Da mesma forma, é preciso levar em consideração que o duplo opt-in faz com que o usuário opte ou não por receber o e-mail, levando o mesmo a se sentir mais seguro e autônomo, na decisão de receber ou não aquele tipo de conteúdo.
Evitar o marketing negativo ou antimarketing digital
Uma das formas mais negativas de marketing digital é através de publicações forçadas e que fazem com que o usuário se sinta obrigado a acessar algo que ele não tem interesse. É preciso ter cuidado nesse tipo de cenário, especialmente quando do oferecimento do lead-in.
A regra especial, aqui, é tentar ser o mais sutil possível, para que o usuário entenda que está recebendo uma recompensa, de fato, ao deixar o seu e-mail, e não sendo enganado por uma página com interesses alheios ao seu. A internet exige um certo nível de credibilidade e o usuário precisa ter essa segurança para deixar o seu e-mail.
Estas são algumas das estratégias especiais para a captação de LEADs e crescimento da rede de contatos para o desenvolvimento do marketing digital de uma empresa.