O marketing multinível se refere a uma das mais controversas áreas do marketing , especialmente em função da veemência com a qual as pessoas que participam desta forma de divulgação defendem a ideia. Não são poucas amizades que são desfeitas por conta de uma insistência ortodoxa em ideias e projetos vinculados a vendas e publicidades via multinível.
O marketing multinível , também conhecido como marketing em rede, existe há algum tempo. Criado no metade do século passado, nos Estados Unidos, nasceu como método de estímulo para que alguns vendedores pudessem revender em velocidade maior, obtendo um mecanismo indireto de lucro.
A partir do desenvolvimento de um grupo de revendedores, é possível catapultar essas vendas, gerando uma série de vantagens para todos, desde que exista suporte para tanto. É preciso um bom conhecimento em recursos humanos ou, ao menos, algum conhecimento sobre liderar uma equipe e entender como funciona o marketing em rede, para que exista sucesso.
Liberdade para trabalhar da forma que bem entender
Uma das mais atraentes vantagens de poder trabalhar com marketing em rede relaciona-se a forma como o trabalho é realizado. Não há necessidade de cumprir uma jornada de trabalho, bem como também inexiste a obrigatoriedade de defender um produto sobre o qual não se acredita (é possível escolher entre vários produtos, de várias marcas diferentes).
Marketing em rede e pirâmide correspondem a mesma atividade? É importante realizar este esclarecimento, visto que o marketing multinível é confundido com as pirâmides, muitas vezes. Pirâmide, importante citar, não possui respaldo legal no país, sendo uma atividade considerada como irregular. Pirâmides também mantém um prazo de validade, algo que não acontece no marketing via rede.
Empresas conhecidas em obter sucesso em marketing multinível
Algumas empresas, como a Amway e a Herbalife, possuem métodos próprios, que merecem ser bastante analisados.
A Herbalife mantém uma tradição via marketing em rede, de modo a favorecer a todos os integrantes da cadeia, especialmente os revendedores e clientes. A empresa trabalha com nutritivos e esportivos, com produtos para a saúde e o bem estar das pessoas.
Amway: a empresa detém uma impressionante quantidade de pessoas envolvidas (aproximadamente 3 milhões de empresários), com alcance superior a 100 países. A Amway destina-se ao cuidado relacionado a estética e nutrição de seus clientes, com marcas famosas, como a Artistry.
Pontos positivos e negativos do marketing em rede
Algumas pessoas contestam bastante este modelo de negócios, vinculando-o a chamada Pirâmide, além de ressaltar a eventual necessidade de um investimento inicial alto. Em contrapartida, se comenta positivamente sobre o sistema, considerando-o uma boa forma de negócios, baseada em ações que se sustentam e em resultados evidentes.
Outro aspecto considerado positivo do marketing em rede está na chamada meritocracia, ou seja, o respeito ao mérito de cada pessoa que está trabalhando na cadeia, visto que os lucros são repartidos conforme os resultados apresentados, algo que soa bastante animador e confere autonomia e independência a quem participa desta forma de marketing.
Crescimento e formação de redes de negócios
Um aspecto chamativo e que diferencia esta modalidade de marketing de outras é a capacidade da formação de redes ao longo do território explorado. A abordagem feita com outros vendedores, no dia-a-dia, chama a atenção e deve ser considerada.
Da mesma forma, é importante ressaltar que os resultados tendem a crescer na proporção da evolução desta rede, algo que resulta muito animador, especialmente em um momento no qual grandes empresas passam a dar apoio ao marketing multinível.
O marketing multinível está em expansão incontestável, movimentando uma quantidade assombrosa de dinheiro, algo em torno de 40 bilhões de reais – números da temporada 2016.
O marketing em rede vale a pena? Este texto esclarece dicas e mostra o caminho ideal para desenvolvimento de uma rede forte de vendas.