Você já teve curiosidade em saber quais as notícias ou publicações vão aparecer no seu facebook? Como funciona o facebook e quais os posts chegarão até sua página? O algoritmo do facebook é quem vai definir o que será mostrado no seu feed de notícias.
Mas o que é algoritmo?
Algoritmo é uma sequência lógica que é seguida para um determinado propósito. O Algoritmo do facebook determina o grupo de posts (publicações) que serão disponibilizados no topo do seu feed de notícias do facebook, isto é, na tela principal da sua página.
O Edge Rank é o algoritmo do facebook. E o que significa edge? “Edge“ pode ser traduzido para “ponta” ou “borda”. No facebook, o edge refere-se a uma atividade da rede social, como “curtir”, atualizações, comentários e as demais ações do site.
Entenda mais sobre o edge rank
Para quem possui uma fã page, ou seja, uma página que divulga suas ideias, produtos ou a própria empresa, é importante saber como as publicações são ranqueadas. Isso porque os posts precisam chegar até as páginas dos usuários, de preferência em primeiro lugar, para que possam ser visualizadas e compartilhadas.
Veja a seguir os 4 principais itens do edge rank do facebook.
1) Qualidade
Pessoas que passam um tempo lendo um conteúdo, o facebook entende isso como um post que pode ser de qualidade. É observado ainda pela rede social se a notícia é falsa, se é um spam, boato, uma divulgação sensacionalista ou até racista. Essas perdem pontos no ranking, descendo de colocação.
E ainda, o texto é informativo? Se sim, encaixa-se para entrar no topo do feed de notícias do facebook. Não quer dizer que posts de entretenimento são ignorados, pois esses também agradam os usuários do facebook, como no caso de vídeos de artistas famosos.
2) Afinidade
O edge rank do facebook ainda leva em consideração a afinidade, que significa que se há um alto grau de interação entre você e um post, mais vezes esse tipo de publicação será mostrada na sua página principal do facebook.
A afinidade se dá por “likes” ou “curtir”, compartilhamentos e registro de comentários no post. Lembrando que esse método é semelhante ao utilizado pelo localizador Google, que define a popularidade das páginas web.
3) Peso
O algoritmo do facebook dá um peso para as variadas ações presentes no sistema. Por exemplo: compartilhar recebe um grau elevado de importância, comentários tem peso médio para alto, “likes” possuem peso médio e cliques grau baixo.
4) Tempo
Informações devem ser recentes. Notícias antigas tendem a ficar mais distantes do feed principal do facebook.
Alguns outros pontos também são bem valorizados para o ranqueamento no facebook, como postagens multimídia em vídeo e imagens, e a diversidade das atualizações.
Uma das recentes mudanças no facebook, através do edge rank, aprecia principalmente as postagens feitas por amigos e familiares. Estas ganham força e passam a ser mais constantes para os usuários.
Conclusão
Nesse artigo você entendeu como funciona o algoritmo do facebook e em que ordem chegam as publicações até seu feed de notícias. De acordo com alguns fatores como qualidade, afinidade, peso, tempo, interação dos familiares e amigos com os posts, entre outros, tudo isso o edge rank leva em consideração ao enviar as publicações à sua página principal do facebook.