O principal meio hoje em dia que une empresa-cliente são as redes sociais. Através delas, as empresas se esforçam para fidelizar seus clientes e adquirir o reconhecimento da marca. Qual destas duas finalidades das redes sociais sua organização deseja mais?
Fidelizar clientes consiste em manter um cliente sempre de olho em sua marca. Isso quer dizer que um consumidor fiel gastando todo mês 50 reais durante 10 anos, compensa muito mais que um cliente único que faça uma compra de 2.000 reais, porém não retorna mais.
Como fidelizar um cliente nas redes sociais? Veja algumas dicas.
Mantenha um canal de comunicação
A relação entre a empresa e cliente manterá um elo de confiança se forem estabelecidos canais de ligação. Podem ser chats disponíveis ao longo do dia, telefones gratuitos, skype, whatsapp, e-mails, entre outros. Todas as estratégias relacionamento cliente devem ser facilmente visíveis e fáceis de serem encontradas via redes sociais.
Pesquisas mostram que clientes que reclamam e conseguem solucionar seu problema, 70% deles continuam compradores da marca. Já as reclamações que são rapidamente tratadas e resolvidas, 95% permanecem clientes.
Portanto, o marketing de fidelização começa em atender bem o consumidor, entender suas sugestões ou reivindicações, dar satisfações e correr para consertar tal incômodo do cliente.
Ofereça vantagens únicas aos clientes
Uma das táticas de vendas e ainda fideliza clientes via redes sociais é conceder ofertas aos seguidores, como por exemplo, seguidores do Facebook.
Esses clientes são atraídos por vantagens dos produtos. Se forem ativos nas redes sociais, comentando e compartilhando, outros possíveis amigos dos usuários já fidelizados poderão passar a acompanhar a empresa.
Conhecendo os usuários que compraram algum produto, mantenha um histórico guardado de cada cliente e seu perfil na rede social. Sempre que possível contacte-o e ofereça ofertas exclusivas.
Outras estratégias de relacionamento com cliente são responsáveis por fidelizar clientes, entre elas: manter uma segurança nas transações e oferecer garantia; oferecer bons preços; variações nos canais de compra, sempre integrados; e realizar o sorteio de brindes aos clientes associados.
E o reconhecimento da marca? Qual sua importância?
O reconhecimento de marca traz uma imagem de empresa sólida no mercado. Consumidores não pensam duas vezes no momento de contratar serviços ou comprar produtos, pois já têm uma empresa reconhecida, que podem confiar. Como então conquistar o reconhecimento da marca utilizando canais da Internet?
Publique anúncios
Uma das táticas de vendas para solidificar uma marca no mercado é direcionar as propagandas ao público-alvo. Por isso, os anúncios devem procurar clientes com certo perfil, seja pela idade, gênero, gostos, localização, entre outros.
Lembrar também que um ponto principal é acompanhar o desenrolar dos anúncios, e se então sendo bem recebidos. Procure ainda mostrar o lado ético e social da sua empresa, o que faz valorizá-la.
Crie uma página de perfil da marca
O perfil da empresa pode ser produzido no Facebook, por exemplo. O reconhecimento de marca por rede social será atingido atualizando sempre esta página, com informações relevantes relacionadas à história e lema da empresa e os produtos envolvidos, publicando sempre conteúdos interativos como fotos e vídeos.
Outra questão é se preocupar com os clientes, e entender as críticas ou comentários construtivos, além de saber se estão satisfeitos como usuários da marca.
O reconhecimento da marca advém ainda de uma boa escolha do nome da marca, isto é, nome fácil de lembrar; logotipo moderno e que se associe à companhia; além de uma cor que pode representar o estilo da empresa.
Conclusão
Dois principais objetivos das redes sociais são de fidelizar clientes e alcançar o reconhecimento da marca. Esses dois itens garantem os clientes bem familiarizados com a instituição. Deste modo, consumidores fiéis e que reconhecem uma marca como bem sucedida, valorizam a empresa e a difundem pelo boca a boca entre amigos.