Estar bem posicionado no buscador Google depende de empregar estratégias seo com cuidado. Muitos erros seo são comuns e fáceis de serem corrigidos. Será que seu site está bem ranqueado nos localizadores como Google ou Yahoo, ou ainda, será que seu site está no top 10 dos buscadores apenas provisoriamente, por utilizar recursos errados de seo?
Confira agora alguns erros de seo capazes de serem cometidos por você.
Falhar nas palavras-chave
As palavras-chave de um site é o que dita principalmente os motores de busca, ou seja, são fundamentais para que sua página seja encontrada. Portanto, a falta de palavras-chave dificulta o acesso à página, assim como o excesso, pois é entendido como meio de burlar os localizadores de pesquisa.
Outro quesito que deve ser observado para melhorar seo é verificar se as palavras-chave do seu artigo são realmente as que os usuários utilizam para chegar até você. Para ter certeza da palavra-chave ideal a ser manuseada, utilize softwares que trazem os termos mais pesquisados pelos usuários, como por exemplo, o Google Trends.
Não aproveitar as redes sociais em seu benefício
O seo offpage é tão relevante quanto o seo onpage. As redes sociais favorecem na divulgação de um site ou blog. Publique as matérias nas redes sociais e faça a linkagem para seu site.
Se o artigo for interessante, o usuário terá curiosidade de conhecer outras matérias e entrará na sua página, e ainda, irá compartilhar seu conteúdo, para mais usuários poderem conhecer.
Faça uso de diversos meios de redes sociais para executar o seo offpage, como o Facebook, Instagram, Twitter e Google+.
Conteúdo replicado
Não plagie um texto de seu concorrente. Evite ainda escrever dois ou mais textos muito semelhantes em seu site, abordando o mesmo assunto, com as mesmas palavras-chave e basicamente escrevendo redações quase iguais. Não invente, o Google pode descobrir essa tentativa de manipulação e rebaixar você nos motores de busca. Por isso, escreva uma única redação e procure otimizar as palavras-chave para ter o melhor seo onpage.
Título incorreto
O título ruim é um dos erros mais comuns em seo. Este deve possuir palavra-chave e tem que ser relacionado ao tema do assunto. Números podem ser adicionados neste item para o melhor ranqueamento do seu site.
Títulos em formato de pergunta ou estudos de casos também ganham destaque em estratégias seo. Vale salientar também para não prolongar um título, ou seja, devem possuir até 60 caracteres.
Criar conteúdo sem qualidade
Se um assunto tem bastante informação, possuindo muitos aspectos interessantes e que merecem destaque, uma das estratégias seo onpage é não produzir um texto muito curto. Os leitores não ficarão satisfeitos com o mínimo de conhecimento adquirido para um tema importante.
O buscador Google avalia o tamanho razoável do texto, assim como sua relevância. Os motores de busca também verificam a veracidade e a confiabilidade das informações, e ainda se o conteúdo possui erros de gramática ou de escrita, o que faz perder pontos no ranqueamento.
Outros erros seo que podem ser evitados são:
- Links quebrados, que já não abrem mais. Por exemplo, se um link para uma página externa não funciona mais, remova até o seu reparo.
- Utilizar tags html de maneira errada. Por exemplo, para melhorar seo, a tag <h1></h1> deve ser usada apenas nos títulos principais.
- Não produzir um design ou layout adequado para dispositivos móveis e tablets. O Google dá mais valor aos sites responsivos.
- Páginas lentas, por exemplo, com muitas animações flash.
Conclusão
Foram abordados diversos erros seo onpage e offpage que prejudicam sua campanha. Você já cometeu alguns destes erros de seo?
Tenha em mente que sua página pode estar bem colocada no Google atualmente, porém isso não garante que prevalecerá amanhã com o mesmo status. Os motores de busca são rápidos e encontram com agilidade possíveis incompatibilidades. Então faça um rastreamento por todo seu site e siga as técnicas de seo!