Como as cores do seu site influenciam nas vendas?

O significado das cores tem um papel relevante em tempo de vendas, tanto em loja virtual como em física. Saiba utilizar a psicologia das cores no marketing em seu site e acertar na decisão das pessoas no momento da compra.

as cores no marketing

As cores utilizadas no marketing interferem no ser humano em geral. A influência ocorre tanto na associação das cores ao produto, no aspecto visual, como na razão de compra do mesmo. Elas estão relacionadas com o tipo de personalidade de cada um, como pode ser percebido a seguir:

  • Consumidores compulsivos se atraem pelas cores vermelho, amarelo, laranja e azul.
  • Os consumidores racionais são mais envolvidos pelas cores verde e azul marinho.

A neurociência desenvolveu um estudo sobre o significado das cores chamado neuromarketing. As cores afetam diretamente o comportamento humano na decisão de uma compra. Através do neuromarketing, é possível entender como o cérebro reage a determinados estímulos externos e interpreta as cores.

Psicologia das cores design e o significado em marketing digital

  • Cor Azul: produtividade e sucesso. É uma cor fria, a qual é utilizada por empresas de tecnologia.
  • Laranja: mudança, expansão e dinamismo. É uma cor estimulante.
  • Amarelo: recompensa, credibilidade. Utilizado em artigos para pessoas que buscam o triunfo e poder.
  • Rosa: recompensa pela saciedade de fome, sede e sexo. Muito utilizado em artigos femininos.
  • Cinza: indecisão ou ausência de energia. Essa cor em marketing é aceita para atitudes neutras e diplomáticas.
  • Verde: ponderações e coerência. Sugere sensação de repouso. Tem relação com a natureza, sentido ecológico.
  • Marrom: conservadorismo. Pouco utilizada em publicidade, pois camufla a qualidade e o valor do produto.
  • Branca: pensamento lógico e comunicação. Sensação de luminosidade, frescor e indicação de pureza.
  • Roxo: pensamento abstrato, calma, sensatez e espiritualidade. Indicado em artigos religiosos e funerários.
  • Vermelho: emoção, vigor e é muito estimulante. Essa cor é direcionada ao marketing e é utilizada em produtos que indicam calor e energia como artigos de ginástica.
  • Preta: agressividade, medo e memória emocional. Sugere refinamento, elegância e sofisticação. Indicado para produtos luxuosos e dispendiosos.

Em que amplitude a psicologia das cores atraem os homens e mulheres? Como devo utilizar as cores site combinação? Pesquisas de Joe Hallock, que tem como profissão o designer, indicaram a preferência das pessoas. Veja a seguir em ordem decrescente de maior sintonia:

  • Mulheres: azul 35%; roxo 23%; verde 14%; vermelho 9%; preto 6%; laranja 5%; marrom 3%; amarelo 3%; cinza 1%; branco 1%.
  • Homens: azul 57%; verde 14%; preto 9%; vermelho 7%; laranja 5%; cinza 3%; marrom 2%; branco 2%; amarelo 1%.

Como vimos, a cor azul pode ser utilizada em seu site. Ela tem bastante influência na psicologia das cores em marketing, onde 57% dos homens e 35% das mulheres têm o azul como preferido. Sabe-se também que 27% dos homens não gostam de marrom, e 33% das mulheres não se identificam com laranja.

Outros fatores de psicologia cores marketing que não podem ser esquecidos em seu site, segundo algumas pesquisas:

  • 93% dos consumidores se atentam aos aspectos visuais do produto.
  • 80% das pessoas fazem ligação de uma marca com as cores da sua preferência.
  • 42% deles decidem comprar de acordo com a combinação e as cores de um site.

Conclusão

Como foi visto, podemos entender como a psicologia das cores interfere no ser humano no momento de uma compra pelo consumidor, tanto em e-commerce quanto em uma loja física.

A construção do seu site deve levar em consideração os aspectos visuais, as marcas com as cores preferidas dos usuários, a combinação das cores no site e a intenção da sua página web, com o objetivo de otimizar e melhorar as vendas de acordo com o perfil do público-alvo.

About the Author: Espalhando Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.