O email marketing é uma das formas de atrair novos clientes para sua empresa. Um e-mail criativo e de qualidade vai difundir sua empresa e trazer novidades aos clientes que acompanham. Você tem o hábito de adotar medidas para criar e-mails chamativos e de medir a taxa de conversão destes para seu site?
Taxa de abertura de email marketing como funciona?
A taxa de abertura de email refere-se aos e-mails enviados pela sua companhia e que foram abertos. Para medir a taxa de abertura, basta dividir aqueles que foram visualizados pelas pessoas que receberam o e-mail.
Veja o exemplo: e-mails abertos = 20, sendo que foi encaminhado para 100 pessoas diferentes o mesmo e-mail. A taxa de abertura de email marketing foi de 20%.
Como usar a taxa de abertura email marketing?
Existem ferramentas especializadas em e-mail marketing como o MailChimp. Ele traz diversas funcionalidades como a taxa de abertura de email e taxa de cliques do corpo do e-mail, onde links da mensagem levam até a página da empresa.
Um valor ideal para o mercado é de pelo menos 20% de taxa de abertura. Algumas medidas iniciais para se tomar, visando o melhor aproveitamento da taxa de abertura de e-mail são:
- Título do assunto envolvente e fiel ao tema do corpo de e-mail.
- Conteúdo do corpo de e-mail que tenha informações úteis e ofertas exclusivas. Não adianta o usuário chegar até o e-mail e não usufruir das informações. Se o conteúdo for ruim, a tendência é dele não abrir os futuros e-mails da sua empresa.
- Conhecer bem o perfil do público alvo.
- E-mail com uma boa aparência e que seja responsivo, ou seja, layout que se adapte a smartphones ou tablets.
Veja ainda outras dicas como não cair no spam o email marketing e aumentar a taxa de abertura.
Compare a taxa de abertura com a taxa de cliques
Uma taxa de abertura de e-mails favorável em contraste com uma taxa de cliques pequena, o que significa? Isso quer dizer que assunto não chamou a atenção do leitor. Isso porque os e-mails foram abertos, mas os clientes não chegaram até seu site por meio de links. Ou então não fizeram downloads que sua empresa propôs no e-mail.
O contrário, ou seja, taxa de abertura baixa e taxa de cliques alta, também dificulta a maneira de como ganhar dinheiro com email marketing. Isso significa que a mensagem trouxe informações relevantes, porém poucos clientes acessaram o conteúdo.
Esse é um sinal que o título do email marketing não é convidativo, ou o horário é ruim para o envio, há uma frequência exagerada de envios de e-mails para o mesmo usuário, ou então há uma fama negativa da empresa por encaminhar os e-mails em massa.
Verifique a taxa de rejeição dos e-mails marketing
Uma forma de entender se o e-mail marketing está sendo bem avaliado pelos usuários é através do “descadastro”. Clientes que pedem para não receber mais seus e-mails são adicionados à lista dos ex-cadastrados. Estude o caso e verifique outra forma de como usar o email marketing eficientemente.
Acompanhe ainda o número de reclamações dos spams. Junto do conteúdo enviado, adicione enquetes para saber o nível de contentamento dos seus clientes com relação aos e-mails marketing.
Com o intuito de melhorar a taxa de abertura de email marketing, peça o feedback dos leitores, sugestão de pautas e tente ainda analisar o produto ou serviço que mais se interessam, com o intuito de alinhar o conteúdo certo para o cliente certo.
Conclusão
As técnicas de email marketing bem aplicadas por você irá reverter em uma alta taxa de abertura de email. Assim sua marca será valorizada pelos clientes e estará constantemente em contato com eles. Por isso, invista em email marketing e investigue a taxa de abertura de e-mails. Isso aumentará a satisfação dos consumidores e também o número de clientes.