E-Mail Marketing: O Que É Taxa De Abertura De E-Mail?

O email marketing é uma das formas de atrair novos clientes para sua empresa.  Um e-mail criativo e de qualidade vai difundir sua empresa e trazer novidades aos clientes que acompanham.  Você tem o hábito de adotar medidas para criar e-mails chamativos e de medir a taxa de conversão destes para seu site?

aumentar abertura de email

Taxa de abertura de email marketing como funciona?

A taxa de abertura de email refere-se aos e-mails enviados pela sua companhia e que foram abertos. Para medir a taxa de abertura, basta dividir aqueles que foram visualizados pelas pessoas que receberam o e-mail.

Veja o exemplo: e-mails abertos = 20, sendo que foi encaminhado para 100 pessoas diferentes o mesmo e-mail. A taxa de abertura de email marketing foi de 20%.

Como usar a taxa de abertura email marketing?

Existem ferramentas especializadas em e-mail marketing como o MailChimp. Ele traz diversas funcionalidades como a taxa de abertura de email e taxa de cliques do corpo do e-mail, onde links da mensagem levam até a página da empresa.

Um valor ideal para o mercado é de pelo menos 20% de taxa de abertura. Algumas medidas iniciais para se tomar, visando o melhor aproveitamento da taxa de abertura de e-mail são:

  • Título do assunto envolvente e fiel ao tema do corpo de e-mail.
  • Conteúdo do corpo de e-mail que tenha informações úteis e ofertas exclusivas. Não adianta o usuário chegar até o e-mail e não usufruir das informações. Se o conteúdo for ruim, a tendência é dele não abrir os futuros e-mails da sua empresa.
  • Conhecer bem o perfil do público alvo.
  • E-mail com uma boa aparência e que seja responsivo, ou seja, layout que se adapte a smartphones ou tablets.

Veja ainda outras dicas como não cair no spam o email marketing e aumentar a taxa de abertura.

Compare a taxa de abertura com a taxa de cliques

Uma taxa de abertura de e-mails favorável em contraste com uma taxa de cliques pequena, o que significa? Isso quer dizer que assunto não chamou a atenção do leitor. Isso porque os e-mails foram abertos, mas os clientes não chegaram até seu site por meio de links. Ou então não fizeram downloads que sua empresa propôs no e-mail.

O contrário, ou seja, taxa de abertura baixa e taxa de cliques alta, também dificulta a maneira de como ganhar dinheiro com email marketing. Isso significa que a mensagem trouxe informações relevantes, porém poucos clientes acessaram o conteúdo.

Esse é um sinal que o título do email marketing não é convidativo, ou o horário é ruim para o envio, há uma frequência exagerada de envios de e-mails para o mesmo usuário, ou então há uma fama negativa da empresa por encaminhar os e-mails em massa.

Verifique a taxa de rejeição dos e-mails marketing

Uma forma de entender se o e-mail marketing está sendo bem avaliado pelos usuários é através do “descadastro”.  Clientes que pedem para não receber mais seus e-mails são adicionados à lista dos ex-cadastrados. Estude o caso e verifique outra forma de como usar o email marketing eficientemente.

Acompanhe ainda o número de reclamações dos spams. Junto do conteúdo enviado, adicione enquetes para saber o nível de contentamento dos seus clientes com relação aos e-mails marketing.

Com o intuito de melhorar a taxa de abertura de email marketing, peça o feedback dos leitores, sugestão de pautas e tente ainda analisar o produto ou serviço que mais se interessam, com o intuito de alinhar o conteúdo certo para o cliente certo.

Conclusão

As técnicas de email marketing bem aplicadas por você irá reverter em uma alta taxa de abertura de email. Assim sua marca será valorizada pelos clientes e estará constantemente em contato com eles. Por isso, invista em email marketing e investigue a taxa de abertura de e-mails. Isso aumentará a satisfação dos consumidores e também o número de clientes.

About the Author: Espalhando Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.