Muitos sites se preocupam excessivamente com o seo onpage, o que é uma vantagem. Entretanto, não se pode deixar de lado as técnicas de seo off page, para influir positivamente no posicionamento dos localizadores de pesquisa, como o Google, Yahoo e Bing.
Para você entender, o seo off page abrange estratégias que são aplicadas fora de sua página, porém trazem autoridade ao seu site e aumentam a quantidade de usuários trafegando no blog.
Entre as estratégias de otimização empregadas externamente ao seu site, a mais conhecida é o link building. Nessa técnica, outras páginas lhe recomendam, adicionando um link referente ao seu site.
Conheça agora os principais métodos para que sua empresa suba cada vez mais no ranking de pesquisa do Google. Acompanhe o checklist de seo off page.
Divulgue em sites de social bookmarking
Essa é uma maneira de irradiar sua página web. Sites de social bookmarking são agregadores de notícias, ou seja, reúnem artigos de diferentes sites.
Através deste serviço, as notícias mais populares são divulgadas na página principal destas plataformas.
Alguns dos sites conhecidos de social bookmarking são o Digg (http://digg.com), Reddit (https://www.reddit.com), Slashdot (https://slashdot.org) e o brasileiro Ueba (http://ueba.com.br).
Para você fazer parte do serviço de social bookmarking, é preciso que você entre em cada um deles e cadastre seu site.
Escolha a categoria adequada, referente ao nicho da sua página, para que essa otimização de seo off-page traga mais visitantes de qualidade ao blog.
Participe de fóruns e blogs
Comente em fóruns do seu nicho e se destaque com opiniões e dicas. Como nos fóruns sempre aparece detalhes de sua pessoa como nome de usuário, fotos, e-mail e o link de seu site, os usuários que gostarem dos comentários, podem ser futuros visitantes.
Desse modo, essa é uma das técnicas de seo offpage, que também pode ser aplicada nos blogs. Estes costumam ter um espaço para dar o ponto de vista.
Registre um comentário e ao final, indique o seu site, caso o link não apareça junto com a identificação de usuário.
Faça guest posts
Guest post é o ato de escrever seu conteúdo em outros sites e blogs. Esse aliado cede um espaço para você desenvolver alguns artigos, e o objetivo dele é aumentar a audiência do site, através de conteúdos relevantes produzidos por você.
Assim, os dois lados saem ganhando, sendo que você pode inserir links de seu site nestes textos. Essa otimização de seo off-page traz visitantes qualificados para sua página web, já que os assuntos tratados no site do parceiro pertencem ao mesmo segmento de seu blog.
Participe de sites de perguntas e respostas
Existem páginas que resolvem dúvidas gerais dos usuários, como o caso do Quora e Yahoo Respostas. Procure por questões pertinentes ao seu nicho de atuação e traga uma resposta completa.
No final de sua postagem, recomende seu site e explique que nele há mais informações para auxiliar na dúvida. Dessa forma, o visitante tem grandes chances de conhecer seu trabalho, depois que você solucionou o problema.
Divulgue nas redes sociais
No guia completo de seo off-page, o principal item é sem dúvidas a rede social, a qual angaria muitos seguidores.
Nos perfis do LinkedIn, Facebook, Pinterest, Twitter, Snapchat e Youtube, sempre divulgue seu blog. Você pode, por exemplo, mencionar o site na descrição de um vídeo do Youtube que produziu.
A presença nas redes sociais pode representar uma quantidade extensa de novos usuários, pois o conteúdo pode viralizar e ser compartilhado por inúmeras pessoas. Dessa forma, através do link building, as mídias sociais também são responsáveis pela otimização de seo off page.
Além disso, alguns localizadores, como o Bing, utiliza as redes sociais como um fator direto de ranqueamento. Assim, sua influência nas redes é um elemento que conta no ranqueamento deste localizador.
Deste modo, o Bing avalia a quantidade de seguidores, curtidas, compartilhamentos, comentários e o engajamento do público com o conteúdo, a fim de melhor posicionar seu blog.
Por outro lado, o Google já se manifestou que não utiliza esse critério, sendo que apenas analisa o site de acordo com o link building.
Faça parcerias para gerar propagandas
Entre em contatos com os diversos sites respeitados em sua área, e proponha de incluir banners, onde você divulga eles e vice-versa. A quantidade em conjunto com a qualidade de links externos, ou link building, incrementa seu ranqueamento no Google.
Aplique o link building de links quebrados
Alguns sites possuem links quebrados, que não levam a lugar nenhum. Isso pode acontecer, por exemplo, quando o domínio de um site vence e não é renovado.
A página que possui diversos links quebrados é penalizada pelo Google, pois provoca uma experiência ruim com os usuários. Isso faz com que o site perca colocações no localizador.
Você pode se beneficiar com isso, sendo um dos métodos de seo off page de ecommerce ou de sua empresa na internet. Também é conhecido por Broken Link Building.
A ideia é a seguinte: faça uma varredura em páginas concorrentes e verifique se há links quebrados. Entre em contato com o webmaster do site, e proponha de substituir os links que não funcionam pelos seus.
O webmaster pode entender como uma boa alternativa, na medida em que o novo link será corrigido e apontará para o seu conteúdo, que é relevante e atrativo para o público dele.
Seguindo as práticas e definição de seo off page, os links externos devem vir de páginas que possuam autoridade. Por isso, siga algumas dicas quando for vasculhar os mesmos. Lembrando que os sites devem ser do mesmo nicho.
- Investigue por links quebrados de https://www.espalhando.com.brprincipais-estrategias-para-um-blog-de-sucesso-ainda-em-2017/blogs que estão na primeira e segunda página do Google.
- Verifique se esses sites não têm exagero de links externos, para não desvalorizar suas técnicas de seo off page.
- Confira se eles possuem conteúdos interessantes, envolventes e bem escritos.
- Veja ainda se eles não apontem para outras páginas de baixa qualidade, ou se têm ligações a sites que pratiquem spam.
Conclusão
Entre as práticas de seo off page, o link building é um método essencial para melhorar seu patamar no Google. Através dele, outros sites lhe indicam, trazendo mais acessos para sua página.
Finalizando, você aprendeu nesse artigo práticas externas ao seu site, para atrair usuários. Entre elas, pode-se destacar a participação em fóruns, blogs, sites de social bookmarking e páginas de perguntas e respostas. Sempre recomende o link de seu blog.
A otimização de seo off page pode ser empregada ainda pela divulgação através de redes sociais, de anúncios nas páginas de parceiros, por meio de guest post, e por fim, utilizando a técnica de link building de links quebrados.